“Psique Reanimada pelo Beijo do amor” é uma escultura do artista italiano Antônio Canova, encomendada pela primeira vez em 1787 pelo coronel John Campbell. A obra se encontra exposta no Museu do Louvre, em Paris.
Segundo a lenda do autor romano Apuleio, em suas Metamorfoses, “O Asno de Ouro”, nos diz que os Deuses realizaram um conselho concedendo a mão de Psiquê ao deus do Amor, dando a ela a imortalidade e o status de deusa da Alma.
O jovem homem alado visto encima de uma rocha abraçando uma garota inconsciente, é o deus do Amor, (Eros ou Cupido em latim) reconhecível por suas asas e seu estojo cheio de flechas.
A garota é Psiquê, filha de um rei de Mileto, muito invejada por Vênus por sua beleza que a enviou para uma missão no submundo da terra buscar um frasco que continua a beleza das deusas guardado por Perséfone, e com a proibição de abri-lo. Curiosa e não respeitando as ordens abriu e caiu num sono profundo.
O Amor, vendo Psiquê sem praticamente sem vida, procura salvá-la com ajuda de Zeus que aceita seu pedido. Ordena que Hades traga-a de volta e a deixe no alto de uma montanha no Olimpo. Cuidadosamente o Amor abraça a jovem Psiquê dando-lhe uma beijo para traze-la de volta a vida. |