Aula 30
Do
Frase Música Meme Pintura Escultura Arquitetura Foto Cinema Video Tecnologia Pessoa Livro Dança Cúlinaria Esporte Comportamento Idiomas Adestramento Sites Apps Propaganda Anime Games Mobile
  Arquitetura  
Pirâmides de Gizé
Gizé

   As Pirâmides de Gizé são estruturas monumentais construídas em pedra. Possuem uma base retangular e quatro faces triangulares (por vezes trapezoidais) que convergem para um vértice. Estas três majestosas pirâmides foram construídas como tumbas reais para os reis Kufu (ou Quéops), Quéfren, e Menkaure (ou Miquerinos) - pai, filho e neto.

A maior delas, com 160 m de altura (49 andares), é chamada Grande Pirâmide, e foi construída cerca de 2550 a.C. para Kufu, no auge do antigo reinado do Egito e estão localizadas na cidade de Gizé, que integra o Cairo, no Egito. Elas são as únicas das antigas maravilhas que sobreviveram ao tempo.

Estas três majestosas pirâmides foram construídas como tumbas reais para os reis Quéops, Quéfren, e Miquerinos - pai, filho e neto. A maior delas, com 146,6 m de altura (49 andares), é chamada Grande Pirâmide, e foi construída cerca de 2550 a.C. para Quéops, no auge do antigo reinado do Egito.

As pirâmides de Gizé são um dos monumentos mais famosos do mundo. Como todas as pirâmides, cada uma faz parte de um importante complexo que compreende um templo, uma rampa, um templo funerário e as pirâmides menores das rainhas, todo cercado de túmulos (mastabas) dos sacerdotes e pessoas do governo, uma autêntica cidade para os mortos. As valas aos pés das pirâmides continham botes desmontados: parte integral da vida no Nilo sendo considerados fundamentais na vida após a morte, porque os egípcios acreditavam que o defunto-rei navegaria pelo céu junto ao Rei-Sol. Apesar das complicadas medidas de segurança, como sistemas de bloqueio com pedregulhos e grades de granito, todas as pirâmides do Antigo Império foram profanadas e roubadas possivelmente antes de 2000 a.C.

A Grande Pirâmide, de 450 pés de altura, é a maior de todas as 80 pirâmides do Egito. Se a Grande Pirâmide estivesse na cidade de Nova Iorque por exemplo, ela poderia cobrir sete quarteirões. Todos os quatro lados são praticamente do mesmo comprimento, com uma exatidão não existente apenas por alguns centímetros. Isso mostra como os antigos egípcios estavam avançados na matemática e na engenharia, numa época em que muitos povos do mundo ainda eram caçadores e andarilhos. A Grande Pirâmide manteve-se como a mais alta estrutura feita pelo homem até a construção da Torre Eiffel, em 1900, 4.400 anos depois da construção da pirâmide.

Maquete da Necrópole de Gizé em seu auge no Museu de História da Arte em Viena. Para os egípcios, a pirâmide representava os raios do Sol, brilhando em direção à Terra. Todas as pirâmides do Egito foram construídas na margem oeste do Nilo, na direção do sol poente. Os egípcios acreditavam que, enterrando seu rei numa pirâmide, ele se elevaria e se juntaria ao sol, tomando o seu lugar de direito com os deuses.

Existem três passagens dentro da Grande Pirâmide, levando às três câmaras. A maioria das pirâmides tem apenas uma câmara mortuária subterrânea, mas enquanto a pirâmide ia ficando cada vez mais alta, provavelmente Quéops mudou de ideia, duas vezes. Ele finalmente foi enterrado na Câmara do Rei, onde a pedra do lado de fora de seu caixão - chamado sarcófago - está hoje. (A câmara do meio foi chamada Câmara da Rainha, por acidente. A rainha foi enterrada numa pirâmide muito menor, ao lado da pirâmide de Quéops).

Os lados de todas as três pirâmides de Gizé foram astronomicamente orientados para ficarem norte-sul e leste-oeste dentro de uma pequena fração de um grau. Entre as recentes tentativas para explicar tal padrão claramente deliberado estão as de S. Haack, O. Neugebauer, Spence K., D. Rawlins, Pickering K. e J. Belmonte. Uma das teorias diz que o arranjo das pirâmides é uma representação da constelação de Orion. A Teoria da correlação de Orion ainda é discutida entre os egiptólogos.

   Mais . . .

A palavra pirâmide não provém da língua egípcia. Formou-se a partir do grego "pyra" (que quer dizer fogo, luz, símbolo} e "midos" (que significa medidas).

Existe um provérbio árabe que faz referência às Pirâmides:
"[O] Homem teme [o] Tempo, [e] ainda [o] tempo teme as Pirâmides.”

Embora de natureza mística, para a construção dessas pirâmides, usou-se uma série de conhecimentos de trigonometria voltados às dimensões da terra redonda e projeções celestiais. Se a meridiana, do ponto em que se encontram até a interseção do indico com o continente africano, fosse dividida em 6.666.666 unidades, cada unidade equivaleria ao metro padrão e toda a sexta parte da circunferência da terra redonda. Da mesma forma até a linha do equador, se medido em unidades chinesas.

Observa-se que o ângulo de inclinação de seus lados fizeram com que cada lado fosse orientado cuidadosamente pelos pontos cardeais.

 
              
2              
Coliseu
imperador Vespasiano

Mundialmente conhecido, o Coliseu, construído por ordem do imperador Vespasiano e concluído, durante o governo de seu filho Tito, é um dos mais grandiosos monumentos da Roma Antiga. Nas três arquibancadas inferiores estão as fileiras de arcos, e na quarta, pequenas janelas retangulares.

Os assentos eram de mármore e a escadaria  ou arquibancada dividia-se em três partes, correspondentes às diferentes classes sociais: o podium, para as classes altas; a meaniana, setor destinado à classe média; e os pórticos, para a plebe e as mulheres. A tribuna imperial ficava no podium e era ladeada  pelos assentos reservados aos senadores e magistrados. Por cima dos muros ainda se podem ver as bases de sustentação da grade de cobertura de lona destinada a proteger do sol os espectadores. Para evitar problemas nas saídas dos espetáculos, os arquitetos projetaram oitenta escadarias de saída. Em menos de três minutos, o Coliseu podia ser totalmente evacuado. Suas arquibancadas tinham capacidade para 80  mil pessoas.

O Coliseu de Roma foi construído sobre o lago da casa de Nero, a Domus Áurea e ficou conhecido como Colosseo (Coliseu) porque ali foi achada a estátua gigante (colosso) do imperador.

Conta a história que os gladiadores lutavam na arena e que o Coliseu, era o lugar onde os cristãos eram lançados aos leões. Para a inauguração, apenas oito anos depois do início das obras, em 80 d.C., as festas e jogos duraram cem dias, durante os quais morreram 9 mil animais e 2 mil gladiadores.

As atividades do Coliseu foram encerradas em 523 d.C., mas o espaço permanece carregado de uma clima misterioso e símbolo do Império Romano e da cidade eterna. 

Devido à sua história milenar, são associados vários símbolos a Roma: o Coliseu, a Lupa Capitolina , os símbolos do cristianismo, e o famoso acrônimo S.P.Q.R., utilizado durante a expansão imperial para designar as terras como sendo d' O Senado e (d)o Povo Romano.
As cores da cidade são o dourado e vermelho, representando, respectivamente, o cristianismo e o Império Romano.
Também devido à sua longa história, e dada a sua importância, Roma sempre teve uma população diversa, caracterizada pelos diversos fluxos migratórios. Assim, costuma-se dizer que um verdadeiro romano é aquele cuja família viveu em Roma pelo menos durante sete gerações.

 
              
3              
Stonehenge
Desconhecido

Stonehenge é uma estrutura composta, formada por círculos concêntricos de pedras, que chegam a ter 5 m de altura e a pesar quase 50 t, onde se identificam três distintos períodos construtivos:

  • O chamado Período I (c. 3100 a.C.), quando o monumento não passava de uma simples vala circular com 97,54 m de diâmetro, dispondo de uma única entrada. Internamente, erguia-se um banco de pedras e um santuário de madeira. Cinquenta e seis furos externos ao seu perímetro continham restos humanos cremados. O círculo estava alinhado com o pôr do Sol do último dia do Inverno e com as fases Lua.
  • Durante o chamado Período II (c. 2150 a.C.), deu-se a realocação do santuário de madeira, a construção de dois círculos de pedras azuis (coloridas com um matiz azulado), o alargamento da entrada, a construção de uma avenida de entrada marcada por valas paralelas alinhadas com o Sol nascente do primeiro dia do verão, e a construção do círculo externo, com 35 pedras que pesavam toneladas. As altas pedras azuis, que pesam 4 t, foram transportadas das montanhas de Gales, a cerca de 24 km ao Norte.
  • No chamado Período III (c. 2075 a.C.), as pedras azuis foram derrubadas e as pedras de grandes dimensões (megálitos) - ainda no local - foram erguidas. Estas pedras, medindo em média 5,49 m de altura e pesando cerca de 25 t cada, foram transportadas do Norte por 19 km de carreiros. Entre 1500 a.C. e 1100 a.C., aproximadamente sessenta das pedras azuis foram restauradas e erguidas em um círculo interno, com outras dezenove, colocadas em forma ferradura, também dentro do círculo.

Estima-se que essas três fases da construção requereram mais de trinta milhões de horas de trabalho.

Recolhendo os dados a respeito do movimento de corpos celestiais, as observações de Stonehenge foram usadas para indicar os dias apropriados no ciclo ritual anual. Nesta consideração, a estrutura não foi usada somente para determinar o ciclo agrícola, uma vez que nesta região o solstício de verão ocorre bem após o começo da estação de crescimento; e o solstício de inverno bem depois que a colheita é terminada. Desta forma, as teorias atuais a respeito da finalidade de Stonehenge sugerem uso simultâneo para observações astronómicas e a funções religiosas, sendo improvável que estivesse sendo utilizado após 1100 a.C..

No dia 21 de junho, o Sol nasce em perfeita exatidão sob a pedra principal.

Segundo dados mais recentes, obtidos por arqueólogos chefiados por Mike Parker Pearson, Stonehenge está relacionada com a existência do povoado Durrington. Este povoado formado por algumas dezenas de casas construídas entre 2600 a.C. e 2500 a.C., situado em Durrington Walls, perto de Salisbury, é considerado a maior aldeia neolítica do Reino Unido. Segundo os arqueólogos, foi aí encontrada uma espécie de réplica de Stonehenge, em madeira.

 
              
4              
Muralha da China
Qin Shi Huang

A construção da Muralha foi realizada no decorrer de dois milênios, abrangeu muitas dinastias.

Teve início no ano 220 A.C. e sua conclusão ocorreu somente no século XVI, na dinastia Ming. De acordo com historiadores, para conceber tal monumento foi necessário o uso da mão de obra de milhões de pessoas.

Os colonizadores europeus que chegaram ao continente asiático, mais precisamente na China, permaneceram perplexos ao contemplar o elevado grau de desenvolvimento tecnológico inserido nas civilizações da Índia e China, pois se tratava de uma época remota.

Apesar disso, os chineses já dominavam diversos assuntos como matemática, astronomia, artes, cartografia e possuíam domínio pleno em técnicas de engenharias destinadas à construção de edificações tais como a muralha.

Um dos principais, senão o mais importante, exemplos de aplicação de conhecimentos de engenharia é a Muralha, imensa construção arquitetônica que possui aproximadamente 8.851,8 quilômetros de extensão, 7,5 metros de altura e 3,75 metros de largura, é considerada como uma das mais fantásticas obras construídas pelo homem, hoje é reconhecida como uma das sete maravilhas do mundo.

O objetivo militar da Muralha da China era de impedir a entrada de tribos nômades oriundas da Mongólia e da Manchúria, essa construção pretendia defender o norte do país contras tais invasores.

 
              
5              
Taj Mahal
Shah Jahan

Taj Mahal é um mausoléu situado em Agra, na Índia, sendo o mais conhecido dos monumentos do país. Encontra-se classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Foi anunciado em 2007 como uma das sete maravilhas do mundo moderno.

A obra foi feita entre 1632 e 1653 com a força de cerca de 20 mil homens, trazidos de várias cidades do Oriente, para trabalhar no suntuoso monumento de mármore branco que o imperador Shah Jahanmandou construir em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal ("A joia do palácio"). Ela morreu após dar à luz o 14º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre seu túmulo, junto ao rio Yamuna.

Assim, o Taj Mahal é também conhecido como a maior prova de amor do mundo, contendo inscrições retiradas do Corão. É incrustado com pedras semipreciosas, tais como o lápis-lazúli entre outras. A sua cúpulaé costurada com fios de ouro. O edifício é flanqueado por duas mesquitas e cercado por quatro minaretes. Supõe-se que o imperador pretendesse fazer uma réplica do Taj Mahal original na outra margem do rio, em mármore preto, mas acabou morto antes do início das obras por um de seus filhos.

 
              
6              
Machu Picchu
Inca

Machu Picchu foi, ao lado de Cuzco, um dos dois mais importantes centros urbanos da antiga civilização inca. “Inca” (o filho do Sol) era o nome que se dava ao soberano que reinava sobre o povo quíchua, que se desenvolveu na região da América do Sul onde hoje se encontram países como o Peru, o Equador, a Bolívia e o Chile.

O império inca, cujo último chefe político foi Tupac Amaru, morto em 1572, era conhecido como Tahuantinsuyu, isto é, “o mundo dos quatro cantos”. Essa denominação estava ligada sobretudo ao fato de o império dividir-se em quatro partes principais. Cuzco (que significa “umbigo do mundo”) ficava no centro dessas quatro regiões e era considerado a capital da civilização inca.

Machu Picchu, que significa “velha montanha”, foi construído por volta do século XV pelo líder inca Pachacuti. A montanha na qual sua estrutura foi erguida fica próxima a Cuzco, no atual Peru, portanto, perto do centro do império.

Em Machu Picchu foram construídas pirâmides em degraus, templos, calendários solares e diversas outras construções em pedra e adobe. Além disso, era comum a domesticação de animais, como a alpaca e o lhama, que estavam na base da economia do povo quíchua, já que deles era extraído a lã e também serviam para transporte de carga e alimento.

Por muito tempo Machu Picchu foi considerada a “cidade perdida dos incas”, pois até 1911 não se sabia com precisão qual era a sua localização. Sabia-se que sua montanha estava no circuito do chamado “Caminho Inca”, isto é, um caminho de túneis perfurados em rochas que ligava todo o império inca por cerca de 40 mil quilômetros. A descoberta e divulgação de Machu Picchu só ocorreu em 1911, com a expedição do arqueólogo americano Hiram Bingham.

 
              
7              
Cristo Redentor
Heitor da Silva Costa

Cristo Redentor é uma estátua art déco que retrata Jesus Cristo, localizada no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca, com vista para a maior parte da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Em 2007 foi eleito informalmente como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Em 2012 a UNESCO considerou o Cristo Redentor como parte da paisagem do Rio de Janeiro incluída na lista de Patrimônios da Humanidade.

O monumento foi concebido pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e construído em colaboração com o escultor francês Paul Landowski e com o engenheiro compatriota Albert Caquot, entre 1922 e 1931. Foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida e fica no bairro de Santa Teresa.

Símbolo do cristianismo brasileiro, a estátua se tornou um ícone do Rio de Janeiro e do Brasil. Em 2011, em uma pesquisa de opinião pela internet, o Cristo Redentor foi considerado por 23,5 % de 1 734 executivos de todos os países da região como o maior símbolo da América Latina.

O Cristo Redentor é feito de concreto armado e pedra-sabão Tem trinta metros de altura, sem contar os oito metros do pedestal, e seus braços se esticam por 28 metros de largura. A estátua pesa 1145 toneladas e é a terceira maior escultura de Cristo no mundo

Símbolo do cristianismo brasileiro, ele teve seu projeto concebido pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e foi construído pelo escultor francês Paul Landowski e pelo engenheiro, também francês, Albert Caquot, entre os anos de 1922 e 1931 - quando foi inaugurado, no dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida.

Quando D. Pedro II ainda era imperador, o fluxo até um dos pontos mais altos da cidade era cada vez mais frequente. Até que ele resolveu construir uma estada de ferro para o todo do Corcovado, sendo essa a primeira via turística do país. A inauguração foi um evento! E isso trouxe ainda mais visibilidade para este local. Até que da janela do colégio Imaculada Conceição, na Praia de Botafogo, um padre teve a ideia de construir um monumento religioso para o Rio.

O sacerdote francês Pierre-Marie Boss foi em frente com a sua ideia e achou que seria uma grande chance de comemorar o centenário da independência dando a cidade tamanha homenagem. Foi aberto um concurso para eleger qual seria o projeto executado e o engenheiro Heitor da Silva Costa venceu com o Cristo de braços abertos em formato de cruz. O povo gostou tanto que o trabalho acabou sendo totalmente construído a partir de doações, sendo essa uma grande campanha de arrecadação em nome da fé.

 
              
8              
Torre Eiffel
Gustave Eiffel

Torre em treliça de ferro do século XIX localizada no Champ de Mars, em Paris, a qual se tornou um ícone mundial da França. A torre, que é o edifício mais alto da cidade, é o monumento pago mais visitado do mundo, com milhões de pessoas frequentando-o anualmente. Nomeada em homenagem ao seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel, foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889.

Possui 324 metros de altura e fica cerca de 15 centímetros mais alta no verão, devido à dilatação térmica do ferro. Foi a estrutura mais alta do mundo desde a sua conclusão até 1930, quando perdeu o posto para o Chrysler Building, em Nova Iorque, Estados Unidos. Não incluindo as antenas de transmissão, é a segunda estrutura mais alta do país, atrás apenas do Viaduto de Millau, concluído em 2004. A torre tem três níveis para os visitantes. Os ingressos podem ser adquiridos nas escadas ou elevadores do primeiro e do segundo nível. A caminhada para o primeiro nível é superior a 300 degraus. O terceiro e mais alto nível só é acessível por elevador. Do primeiro andar vê-se a cidade inteira, tendo o andar sanitários e várias lojas, e o segundo nível tem um restaurante.

 
              
9              
Grande Esfinge de Gizé
Egito

Grande Esfinge de Gizé, comumente referida apenas como Esfinge, é uma estátua de pedra calcária que representa uma esfinge (uma criatura mítica com corpo de leão e cabeça humana) localizada no planalto de Gizé, na margem oeste do rio Nilo, em Gizé, Egito. O rosto do monumento é geralmente considerado como uma representação do rosto do faraó Quéfren.

É a maior estátua feita de monólito no mundo, com 73,5 metros de comprimento, 19,3 metros de largura e 20,22 m de altura. É a mais antiga escultura monumental conhecida e é comumente tida como uma obra construída por egípcios antigos do reino velho Império Antigo durante o reinado do faraó Quéfren (c. 2558–2532 a.C.).

 
              
10              
Ruínas de Petra
Nabateus

A antiga cidade de Petra é um dos tesouros nacionais da Jordânia e de longe, a melhor atração turística conhecida. Localizada a cerca de três horas do sul de Amã, Petra é o legado de Nabateus, onde árabes se estabeleceram no sul da Jordânia há mais de 2000 anos atrás. Considerando sua cultura refinada, arquitetura sólida e um engenhoso complexo de barragens e canais de água, Petra é agora um patrimônio mundial da UNESCO que encanta visitantes de todos os cantos do mundo.

Embora a maior parte do que pode ser visto em Petra hoje, que foi construída pelos Nabateus, a área é conhecida por ser habitada a partir de 7000 a 6500 A.C. Evidência de um povoado antigo deste período pode ser visto hoje na pequena Petra, ao norte do principal lugar de Petra.

Pela Idade do Ferro (1200 a 539 A.C.), Petra foi habitada pelos edomitas. Eles povoaram principalmente os montes ao redor de Petra em vez do próprio lugar escolhido pelos nabateus. Embora os edomitas não fossem competentes na alvenaria de pedra, eles se destacavam em fazer cerâmica e passaram isso para os nabateus. Um forno recentemente escavado descoberto em Wadi Musa, indica que Petra foi uma região central na produção de cerâmica até o final do século 3 D.C., após o seu declínio.

Os Nabateus eram um povo nômade árabe da Árabia que começaram a chegar e devagar povoar Petra no final do século 6 A.C. Parece que sua chegada a Petra não foi planejada, sua primeira intenção era migrar para o sul da Palestina. Sem dúvida, eles acharam este lugar atraente com sua oferta abundante de água, defensivas paredes de cânion e os amigáveis edomitas, com quem parece que eles tinham uma convivência pacífica.

Até o século 2 A.C., Petra tornou-se uma cidade enorme abrangendo cerca de dez quilômetros quadrados e foi a capital do reino de Nabataean.

Primeiramente, os nabateus eram agricultores. Eles cultivavam vinhos e árvores de azeitonas e criavam camelos, ovelhas, cabras e cavalos. Eles eram hábeis na gestão da água e construíram uma complexa rede de canais e cisternas para trazer água a partir de uma fonte abundante há vários quilômetros de distância de Ain Musa.

Mas, a sua principal riqueza veio do fato que Petra foi um importante centro para as lucrativas rotas comerciais que ligava o leste da China com o leste de Roma. Caravanas carregadas de incenso, sedas, temperos e outros produtos exóticos, restaria em Petra, que ofereceu uma oferta abundante de água e proteção dos saqueadores. Em troca de sua hospitalidade, os nabateus impuseram uma taxa de todos os bens que passavam através da cidade e a riqueza nasceu desses lucros.

Em 64 A.C., os romanos chegaram e estabeleceram uma província romana na Síria. Eles formaram a Liga Decápolis de 10 cidades estados, que antecipou qualquer nova expansão pelos nabateus. Em 106 D.C., eles juntaram o reino Nabataean, tornando-se parte da província romana da Árabia.

Em 661 D.C., a dinastia muçulmana Umayyad estabelecida na capital de Damasco, Síria e Petra encontrou-se isolado da sede do poder. Este, combinado com uma forte série de terremotos, marcou o final desta cidade que foi poderosa.

Embora há alguma evidência que o lugar foi, mais uma vez, usado como um lugar de parada para caravanas nos séculos 13 e 15, foi eventualmente abandonado e tornou-se um lugar habitado e fortemente guardado, pelos beduínos locais. Mais uma vez, esta cidade magnífica foi inteiramente esquecida pelo mundo ocidental até o viajante suiço, Johann Ludwig Burckhardt, disfarçado como árabe, resdescobrí-la no dia 22 de agosto de 1812.

 
              
11              
Chizén Itzá
Maias

Chichén Itzá (do iucateque: Chi'ch'èen Ìitsha) foi uma grande cidade pré-colombiana construída pela civilização maia no final do período clássico. O sítio arqueológico está localizado no município de Tinum, no estado de Yucatán, México.

Chichén Itzá era um polo urbano importante dos maias na planície norte no início (600-900) e no final (cerca 800-900) do período clássico e também no início do período pós-clássico (cerca de 900-1200). O local exibe vários estilos arquitetônicos, reminiscentes dos estilos vistos no México central. Acreditava-se que a presença de estilos desta região era sinal da migração direta ou mesmo da conquista do México central, mas a maioria de interpretações contemporâneas veem a presença destes estilos não maias mais como o resultado da difusão cultural.

A cidade era um dos maiores centros urbanos dos maias e provavelmente foi uma das grandes cidades míticas, ou Tollans, referidas na literatura mesoamericana. Chichén Itzá pode ter tido a população mais diversa no mundo maia, um fator que poderia ter contribuído à variedade de estilos arquitetônicos encontrados no local.

As ruínas de Chichén Itzá são de propriedade federal e a administração do local é mantida pelo Instituto Nacional de Antropologia e História do México. A terra sob os monumentos era de propriedade privada até 29 de março de 2010, quando foi comprada pelo estado de Yucatán Chichén Itzá é um dos sítios arqueológicos mais visitados no México; cerca de 1,4 milhões de turistas visitam as ruínas a cada ano.

 
              
12              
Templo de Karnak
Egito

Templo de Carnaque (Karnak), é um templo dedicado ao deus Amom-Rá. Tem esse nome devido a uma aldeia vizinha chamada Carnaque, mas no tempo dos antigos faraós a aldeia era conhecida como Ipet-sut ("o melhor de todos os lugares").

Seu nome designa o templo principal destinado ao deus , como também tudo o que permanece do enorme complexo de santuários e outros edifícios, resultado de mais de dois mil anos de construções e acrescentos.

Iniciado por volta de 2 200 a.C. e terminado por volta de 360 a.C., o Templo de Carnaque era naquela época o principal local de culto aos deuses de Tebas,

 
              
13              
Partenon
Calícrates e Ictinos

Partenon ou Partenão  foi um templo dedicado à deusa grega Atena, construído no século V a.C. na Acrópole de Atenas, na Grécia Antiga, por iniciativa de Péricles, governante da cidade, projetado pelos arquitetos Calícrates e Ictinos e decorado em sua maior parte pela oficina do escultor Fídias, que também executou a estátua criselefantina (feita de marfim e ouro) da deusa patrona da cidade, Atena Partenos, presente no interior do templo naquela época.

O Partenon é o mais conhecido dos edifícios remanescentes da Grécia Antiga e foi ornado com o melhor da arquitetura grega. Suas esculturas decorativas são consideradas um dos pontos altos da arte grega. O Partenon é um símbolo duradouro da Grécia e da democracia, e é visto como um dos maiores monumentos culturais da história da humanidade. O nome Partenon deriva da estátua de Atena Partenos.

O Partenon e outros edifícios da Acrópole são um dos mais visitados sítios arqueológicos da Grécia.

 
              
14              
Castelo de Neuschwanstein
Luís II da Baviera

O Castelo de Neuschwanstein é um palácio alemão construído na segunda metade do século XIX, perto das cidades de Hohenschwangau e Füssen, no sudoeste da Baviera, a escassas dezenas de quilômetros da fronteira com a Áustria. Foi construído por Luís II da Baviera no século XIX, inspirado na obra de seu amigo e protegido, o grande compositor Richard Wagner. A arquitectura do castelo possui um estilo fantástico, o qual serviu de inspiração ao "Castelo da Bela Adormecida", símbolo dos estúdios Disney.

 
              
15              
Catedral de Notre-Dame
França

A catedral surge intimamente ligada à ideia de gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações da alta sociedade, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contacto e ascensão espiritual.

A arquitetura gótica substituiu as paredes grossas das igrejas românicas por colunas altas e arcos capazes de sustentar o peso dos telhados. Como consequência, os edifícios góticos ganharam um aspecto mais leve, e as janelas, mais amplas e altas, foram decoradas com belos vitrais coloridos que filtravam a luz natural, e com isso, criavam um clima de misticismo em seu interior.

 
              
16              
Catedral de Colônia
Alemanha

Catedral de Colônia, localizada na cidade alemã de Colônia, é uma igreja católica de estilo gótico, o marco principal da cidade e seu símbolo não oficial.

É a quinta igreja mais alta do mundo e foi classificada como património da humanidade em 1996. O símbolo da cidade atrai seis milhões de turistas por ano, sendo o local turístico mais visitado da Alemanha. Em 1164, foram trazidas de Milão as supostas ossadas dos Três Reis Magos.

 
              
17              
Casa Branca
James Hoban

Casa Branca é a residência oficial e principal local de trabalho do Presidente dos Estados Unidos, sendo, ao mesmo tempo, a sede oficial do poder executivo naquele país. Localiza-se na Avenida Pensilvânia, nº 1 600 em Washington D.C., o edifício foi construído no período compreendido entre 1792 e 1800, pintado de arenito esbranquiçado no estilo georgiano e tem sido a residência executiva de todos os presidentes americanos desde o mandato de John Adams. O edifício foi expandido por Thomas Jefferson, que ali se instalou em 1801, com o auxílio do arquitecto Benjamin Henry Latrobe.

 
              
18              
Ópera de Sydney
Jorn Utzon

A casa da Ópera de Sydney, também conhecida como Teatro de Sydney, é um dos edifícios de espetáculo mais marcantes em nível mundial, e um dos símbolos da Austrália, localizada na cidade de Sydney.

A construção, projetada por Jørn Utzon, começou em 1959 e está localizada sobre a Baía de Sydney. Apesar de o arquiteto ter abandonado o projeto em 1966, o edifício foi inaugurado em 20 de outubro de 1973.

A Ópera de Sydney é a primeira atração turística da Austrália. Anualmente, os seus 8,2 milhões de visitantes geram um retorno de mais de 520 milhões de euros.

 
              
19              
Templo de Lótus
Fariborz Sahba
Templo de Lótus, é uma Casa de Adoração Bahá'í situado em Nova Deli, na Índia, popularmente conhecido como Templo de Lótus devido a sua forma de flor. O edifício foi concluído em 1986 e serve como templo mãe no subcontinente indiano. Ele já ganhou inúmeros prêmios de arquitetura e tem sido destaque de centenas de artigos de jornais e revistas
 
              
20              
Torre de Pisa
Giuglielmo e Bonanno Pisano e Diotisalvi

A Torre de Pisa, é um campanário da catedral da cidade italiana de Pisa. Está situada atrás da catedral, e é a terceira mais antiga estrutura na praça da Catedral de Pisa (Campo dei Miracoli), depois da catedral e do baptistério.

Embora destinada a ficar na vertical, a torre começou a inclinar-se para sudeste logo após o início da construção, em 1173, devido a uma fundação mal construída e a um solo de fundação mal consolidado, que permitiu à fundação ficar com assentamentos diferenciais. A torre atualmente se inclina para o sudoeste.

A altura do solo ao topo da torre é de 55,86 metros no lado mais baixo e de 56,70 metros na parte mais alta. A espessura das paredes na base é de 4,09 metros e 2,48 metros no topo. Seu peso é estimado em 14 500 toneladas. A torre tem 296 ou 294 degraus: o sétimo andar da face norte das escadas tem dois degraus a menos.

 
              
21              
Templo Expiatório da Sagrada Família
Antoni Gaudí

Templo Expiatório da Sagrada Família, e também conhecido simplesmente como Sagrada Família, é um grande templo católico da cidade de Barcelona, Catalunha, Espanha, desenhado pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí, e considerado por muitos críticos como a sua obra-prima e expoente da arquitetura modernista catalã. Financiado unicamente por contribuições privadas, o projeto foi iniciado em 1882 e assumido por Gaudí em 1883, quando tinha 31 anos de idade, dedicando-lhe os seus últimos 40 anos de vida, os últimos quinze de forma exclusiva. A construção foi suspensa em 1936 devido à Guerra Civil Espanhola e não se estima a conclusão para antes de 2026, centenário da morte de Gaudí.

A construção começou em estilo neogótico, mas o projeto foi reformulado completamente por Gaudí ao assumi-lo. O templo foi projetado para ter três grandes fachadas: a Fachada da Natividade, quase terminada com Gaudí ainda em vida, a Fachada da Paixão, iniciada em 1952, e a Fachada da Glória, ainda por completar. Segundo o seu proceder habitual, a partir de esboços gerais do edifício Gaudí improvisou a construção à medida que esta avançava. O templo, quando estiver terminado, disporá de 18 torres: quatro em cada uma das três entradas-portais, a jeito de cúpulas; irá ter um sistema de seis torres, com a torre do zimbório central dedicada a Jesus Cristo, de 170 metros de altura, outras quatro ao redor desta, dedicadas aos evangelistas, e um segundo zimbório dedicado à Virgem. O interior estará formado por inovadoras colunas arborescentes inclinadas e abóbadas baseadas em hiperboloides e paraboloides buscando a forma ótima da catenária. Estima-se que poderá levar no seu coro 1500 cantores, 700 crianças e cinco órgãos. Em 1926, ano em que morreu Gaudí, apenas estava construída uma torre. Do projeto do edifício só ficaram planos e um modelo em gesso que resultou muito danificado durante a Guerra Civil Espanhola. Desde então prosseguiram as obras: atualmente (2019) estão terminados os portais da Natividade e da Paixão, e foi iniciado o da Glória, estando em construção as abóbadas interiores.

A obra que realizou Gaudí - a fachada da Natividade e a cripta - foi incluída pela UNESCO em 2005 no Sítio do Patrimônio Mundial

 
              
22              
Biblioteca de Alexandria
Egito

Construída em 2002, a nova biblioteca de Alexandria, também chamada de Biblioteca Alexandrina, é a maior do Egito. Ao custo de 65 milhões de dólares, tornou-se referência no norte da África. Não somente um mero local de armazenamento de livros, a edificação abriga museus, auditórios, laboratórios e um planetário.

Seu design arquitetônico foi internacionalmente elogiado e é considerado uma das mais belas edificações da cidade de Alexandria, abrigando a maior coleção de livros na África e a maior coleção de livros em francês no mundo árabe

 
              
23              
Palácio de Inverno
Bartolomeo Rastrelli

Palácio de Inverno é um palácio imperial da Rússia. Fica localizado em São Petersburgo, entre o Cais do Palácio e a Praça do Palácio. Foi construído entre 1754 e 1762 para servir de residência de inverno aos czares russos e suas famílias. Em 1764, foi iniciada a construção do Salão Pequeno do Hermitage, que duraria até 1775.

Desenhado por Bartolomeo Rastrelli, o palácio verde-e-branco em estilo rococó possui 1786 portas e 1945 janelas. Catarina, a Grande, foi a primeira czarina a ocupá-lo.

O palácio faz parte, actualmente, de um complexo de edifícios conhecido como Museu Estatal do Hermitage, o qual acolhe uma das maiores colecções de arte no mundo. Como parte do museu, muitas das 1057 galerias e salas do Palácio de Inverno estão abertas ao público. A Galeria Militar, aberta em 1826, acomoda 332 retratos de líderes militares do exército russo durante a Campanha da Rússia (1812).

Depois da Revolução de Fevereiro na Rússia, o Palácio de Inverno foi quartel-general do Governo Provisório da Rússia (1917). O assalto do Palácio de Inverno pelas forças bolcheviques foi o marco oficial da Revolução de Outubro.

 
              
24              
Capital Gate
RMJM

Capital Gate é um arranha-céu de Abu Dabi nos Emirados Árabes Unidos.

Em 2010, ganhou o status de torre mais inclinada do mundo, pelo Guinness Book. Capital gate é mais que duas vezes mais torto do que a torre de Pisa na Itália

 
              
25              
Rokuon-ji
Shogun Ashikaga Yoshimitsu

Kinkaku-ji (Templo do Pavilhão Dourado) é o nome dado ao templo Rokuon-ji, situado na cidade de Quioto no Japão e rodeado pelo Kyōko-chi (lago espelhado). Todo o pavilhão, exceto o rés-de-chão (andar térreo), está coberto de folha de ouro puro e no telhado do pavilhão está uma fenghuang dourada (fénix chinesa).

O local onde o Pavilhão Dourado (designado formalmente por 'Shariden') se situa, foi usado por volta de 1220 como local de descanso para Kintsune Saionji, mas o pavilhão em si só foi construído em 1397, para servir como sítio de descanso para o shogun Ashikaga Yoshimitsu. O seu filho foi o responsável pela conversão num templo Zen de orientação Rinzai. Durante a Guerra de Ōnin o templo foi queimado várias vezes. O neto de Yoshimitsu criou o Ginkaku-ji inspirado no Kinkaku-ji, e tencionava cobrir o novo templo budista de prata, o que acabou por não conseguir fazer.

Em 1950, o templo foi incendiado por um monge que sofria de perturbações mentais, sendo relatada uma versão ficcionada dos acontecimentos no livro O Templo do Pavilhão Dourado de Yukio Mishima, que foi publicado pela primeira vez em 1956. A estrutura actual data de 1955.

Recentemente verificou-se que o revestimento estava um pouco estragado tendo-se reparado esta situação e colocado uma nova cobertura de folha de ouro, muito mais espessa que a original. Além destas medidas também se restaurou o interior do edifício, incluindo as pinturas, sendo o telhado restaurado em 2003.

 
              
26              
Wat Rong Khun
Chalermchai Kositpipat
Wat Rong Kun, talvez mais conhecido por estrangeiros como o Templo Branco , é uma exposição de arte contemporânea, não convencional, de propriedade privada, no estilo de um templo budistana província de Chiang Rai , na Tailândia . É de propriedade de Chalermchai Kositpipat , que projetou, construiu e abriu para visitantes em 1997.
 
              
27              
Basílica de Santa Sofia
Isidoro de Mileto e Antêmio de Trales

A Basílica de Santa Sofia, também conhecida como Hagia Sophia é um imponente edifício construído entre 532 e 537 pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla (atualmente Istambul, na Turquia). Da data em que foi edificada, em 537, até 1453, ela serviu nesta função, com exceção do período entre 1204 e 1261, quando ela foi convertida para uma catedral católica romana durante o Patriarcado Latino de Constantinopla que se seguiu ao saque da capital imperial pela Quarta Cruzada. O edifício foi uma mesquita entre 29 de maio de 1453 e 1931, quando foi secularizada. Ela reabriu como um museu em 1 de fevereiro de 1935.

A igreja foi dedicada ao Logos, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, com a festa de dedicação tendo sido realizada em 25 de dezembro, a data em que se comemora o Nascimento de Jesus, a encarnação do Logos em Cristo. Embora ela seja chamada de "Santa Sofia" (como se tivesse sido dedicada em homenagem a Santa Sofia), sophia é a transliteração fonética em latim da palavra grega para "sabedoria" — o nome completo da igreja em grego é Ναός τῆς Ἁγίας τοῦ Θεοῦ Σοφίας, "Igreja da Santa Sabedoria de Deus".

Famosa principalmente por sua enorme cúpula (ou domo), ela é considerada a epítome da arquitetura bizantina e é tida como tendo "mudado a história da arquitetura". Ela foi a maior catedral do mundo por quase mil anos, até que a Catedral de Sevilha fosse completada em 1520. O edifício atual foi construído originalmente como uma igreja entre 532 e 537 por ordem do imperador bizantino Justiniano I e foi a terceira igreja de Santa Sofia a ocupar o local, as duas anteriores tendo sido destruídas em revoltas civis. Ela foi projetada pelos cientistas gregos Isidoro de Mileto, um médico, e Antêmio de Trales, um matemático.

Por quase 500 anos, a principal mesquita de Istambul, Santa Sofia serviu como modelo para diversas mesquitas otomanas

 
              
28              
Grande Mesquita de Djenné
Koy Konboro
Grande Mesquita de Djenné é o maior edificio em adobe do mundo, e é considerada por muitos arquitetos como a maior realização do estilo Sudano-Saheliano, embora tenha muitas influências islâmicas. Localiza-se na cidade de Djenné, no Mali, a qual foi declarada como patrimônio mundial pela Unesco em 1988.

A mesquita foi construída em 1280 por Koy Konboro, o 26º da rei de Djenné, no lugar do seu antigo palácio. No final do século XIX, no entanto, à medida que o número de crentes diminuia a mesquita foi caindo em ruínas. A mesquita foi reconstruída com o seu aspecto original em 1906. Apesar de não haver nenhum documento relatando o aspecto da mesquita, através dos relatos de anciães foram iniciados os trabalhos na mesquita. A construção terminou no ano seguinte.

A mesquita tem muros espessos, nos quais estão enterrados pedaços de madeira de palma, e três torres com perto de 20 metros de altura, e robustos pilares pontiagudos inteiramente feitos de terra seca. Este material é denominado adobe e é fabricado com argila misturada com palha picada, excremento bovino, e, por vezes, manteiga de karité. Uma vez erguida, a parede é coberta com um revisto também de adobe.

A mesquita é danificada todos os anos pelas chuvas que ocorrem de Julho a Outubro, que levam uma parte do revestimento da mesquita, obrigando à manutenção regular do monumento. A esta manutenção dá-se o nome de "rebocadura" e tem lugar na estação seca, dando origem a uma grande festa. As mulheres trazem a água, os homens amassam o adobe com os pés e entregam-no aos pedreiros, que se empoleiram nas escadas para estendê-lo nas paredes. Os pedreiros mais velhos verificam a qualidade do trabalho.

 
              
29              
Heydar Aliyev Center
Zaha Hadid
Heydar Aliyev Center é um complexo de 57.500 m 2 (619.000 pés quadrados) em Baku, no Azerbaijão, projetado pela arquiteta iraquiana e britânica Zaha Hadid e conhecido por sua arquitetura distinta e estilo curvilíneo que evita ângulos agudos.  O centro tem o nome de Heydar Aliyev , o primeiro secretário do Azerbaijão Soviético de 1969 a 1982, e presidente da República do Azerbaijão de outubro de 1993 a outubro de 2003.
 
              
30              
Museu Guggenheim Bilbao
Frank Gehry
O Museu Guggenheim Bilbao, situado na cidade basca de Bilbau é um dos cinco museus pertencentes à Fundação Solomon R. Guggenheim no mundo. Projetado pelo arquiteto canadense naturalizado norte-americano Frank Gehry, é hoje um dos locais mais visitados da Espanha. Seu projeto foi parte de um esforço para revitalizar Bilbau e, hoje, recebe visitantes de todo o mundo.
 
              
31              
Emporia (Malmö)
Gert Wingårdh de Wingårdh Arkitektkontor
Emporia​ es un centro comercial en Suecia y uno de los más grandes de Escandinavia. Está situado en la ciudad de Malmö, cerca del Malmö Arena y la estación de tren Hyllie. Emporia se abrió el 25 de octubre de 2012y su costo total de construcción fue de aproximadamente 2 mil millones de coronas suecas. El arquitecto del proyecto Emporia fue Gert Wingårdh de Wingårdh Arkitektkontor. Steen & Strøm es propietaria del edificio. El edificio ha sido decorado con un diseño de sonido y paisajes sonoros creados por Radja, una agencia de diseño de sonido.
 
              
32              
Market Hall (Rotterdam)
MVRDV
Markthal é um edifício residencial e de escritórios com um mercado abaixo, localizado em Roterdã .  O edifício foi inaugurado em 1º de outubro de 2014 pela rainha Máxima dos Países Baixos .  Além do grande salão do mercado, o complexo abriga 228 apartamentos , 4600 m 2  de espaço de varejo , 1600 m 2 de  horeca e um estacionamento subterrâneo de 4 andares com capacidade para mais de 1200 carros.
 
              
33              
Universidade Tecnológica de Nanyang
Nanyang Technological Institute

A Nanyang Technological University ( NTU ) é uma universidade de pesquisa autônoma em Cingapura . Atualmente, ocupa a 12ª posição no ranking mundial de acordo com o QS World University Rankings e foi premiada entre as 7 jovens universitárias que mais cresceram no mundo, de acordo com o Times Higher Education .

O campus principal da universidade abrange 200 hectares (490 acres) de terra, tornando-se o maior campus universitário de Cingapura. Os terrenos do campus primário estão localizados na parte ocidental de Cingapura, ao longo da 50 Nanyang Avenue. Ele também tem dois outros campi em Novena e em um-norte

 
              
34              
Ponte Fabrício
Lúcio Fabrício

Ponte Fabrício ou Ponte Fabrícia (em latim: Pons Fabricius; em italiano: Ponte Fabricio), chamada também de Ponte das Quatro Cabeças (em italiano: Ponte dei Quattro Capi), é a mais antiga ponte romana em Roma, Itália, em condições originais. Construída em 62 a.C., ela se estende por metade do rio Tibre, do Campo de Marte do lado leste até a Ilha Tiberina no meio do rio (a Ponte Céstio continua o trajeto da ilha até a margem oeste). "Quattro Capi" é uma referência aos dois pilares de mármore do deus romano de dupla-face Jano no parapeito, que foram levados para lá da vizinha San Gregorio della Divina Pietà (Monte Savelo), no século XIV.

De acordo com Dião Cássio, a ponte foi construída em 62 a.C., um ano depois do consulado de Cícero, para substituir uma ponte de madeira mais antiga destruída num incêndio. Foi encomendada por Lúcio Fabrício, o curador das estradas e membro da gente Fabrícia da cidade. Intacta desde a antiguidade, a ponte tem sido continuamente utilizada desde então.

 
              
35              
Casa Milà
Antoni Gaudí
A Casa Milà, também conhecida como La Pedrera (em catalão: A Pedreira), é um edifício desenhado pelo arquitecto catalão Antoni Gaudí e construída entre os anos 1905 e 1907. Está situada no número 92 do Passeig de Gràcia (passeig é catalão para "promenade" ou "avenida") no bairro Eixample de Barcelona, Catalunha, Espanha. Foi construída para Roger Segimon de Milà. É parte do Património mundial da UNESCO, juntamente com outras obras de Antoni Gaudí. Desde 2013, o proprietário do equipamento é a base Catalonia La Pedrera, que é responsável pela organização de exposições, actividades e visitas.
 
              
36              
Bosco Verticale
Boeri Studio

Bosco Verticale (em espanhol , Vertical Floresta ) é um complexo de dois arranha-céus residencial projetado por Boeri Studio (composto por Stefano Boeri , Gianandrea Barreca e Giovanni La Varra) e localizado no Centro Direzionale di Milano , dentro dos limites do distrito Isola .

A peculiaridade dessas construções, ambas inauguradas em 2014 , é a presença de mais de duas mil espécies vegetais distribuídas em suas fachadas. É um projeto ambicioso de reflorestamento urbano, de acordo com seus criadores, visa a aumentar vegetal e animal de capital Lombard através adensamento vertical do biosiversidad verde, reduzindo a expansão urbana e contribuindo para a mitigação de microclima .

Demonstrando seu reconhecimento arquitetônico, Bosco Verticale ganhou várias competições: além do Prêmio Highrise International, que foi premiado em 2014 , em 2015 o Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbanopremiado com o Bosco Verticale o prêmio de "mais belos arranha-céus e inovador do mundo

 
              
37              
Biosfera de Montreal
Buckminster Fuller
Biosfera (francês: "La Biosphère de Montréal") é um museu dedicado ao meio ambiente . Ele está localizado no Parc Jean-Drapeau , na Ilha de Santa Helena, no antigo pavilhão dos Estados Unidos para a Feira Mundial de 1967, a Expo 67 em Montreal , Quebec , Canadá. A cúpula geodésica do museu foi projetada por Buckminster Fuller .
 
              
38              
O Palais Idéal (Palácio Ideal)
Ferdinand Cheval

O Palais Idéal (Palácio Ideal) em Hauterives, França, é o resultado de mais de 33 anos de trabalho e dedicação do carteiro Ferdinand Cheval.

 
              
39              
Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Oscar Niemeyer

Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) é um museu de arte contemporânea brasileira localizado na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, no Brasil. A obra foi inaugurada no dia 2 de setembro de 1996. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o MAC tornou-se um dos cartões-postais de Niterói. Destina-se principalmente a obras pertencentes à arte contemporânea brasileira da década de 1950 até hoje. O museu possui um acervo de 1 217 obras da Coleção João Sattamini. Um conjunto reunido desde a década de 1950 pelo colecionador João Sattamini, constituindo a segunda maior coleção de arte contemporânea do Brasil.

Construído sobre o Mirante da Boa Viagem, na orla de Niterói, o museu, com sua fachada futurista, possibilita que o visitante desfrute de vistas panorâmicas que se lhe oferecem quer fora do museu, a partir do pátio, quer dentro do museu por um olhar pelo anel de janelas que divide este gigantesco "prato de concreto" em duas faixas.

O MAC ainda disponibiliza atividades educacionais desde 1996, chamadas de Desafios Comunicativos da Arte Contemporânea, com o intuito, segundo a administração do museu, de incentivar a "produção artística contemporânea, que se coloca exposta em um espaço público onde circulam indivíduos não pertencentes ao mundo da arte."

 
              
40              
Kunsthaus Graz
Peter Cook

Museu de arte de Graz é um museu de arte moderna situado em Graz, na Áustria. Fundado em 2003, é uma construção contemporânea em meio às tradicionais edificações europeias. Apesar de ser bastante chamativo pelo contraste que tem com as construções ao seu redor, o prédio foi construído com baixo impacto ambiental, que também se reflete no impacto gerado pelo uso do espaço. É um verdadeiro referencial em arquitetura sustentável. O projeto é do arquiteto inglês Peter Cook.

 
              
41              
Singapore ArtScience Museum
Singapura

ArtScience Museum é um museu dentro do resort integrado de Marina Bay Sands no Downtown Core da Área Central de Singapura. Inaugurado em 17 de fevereiro de 2011 pelo primeiro-ministro de Singapura, Lee Hsien Loong, é o primeiro museu ArtScience do mundo, apresentando importantes exposições que combinam arte, ciência, cultura e tecnologia.

 
              
42              
La Muralla Roja
Ricardo Bofill

La Muralla Roja é um famoso edifício com um resort de férias que se completa com a costa do Mar Mediterrâneo. As cores que exibe, em diferentes tons de azul e vermelho, existem em função da intensidade da luz mediterrânica, que as pode moderar ou tornar mais vivas. Fica a apenas 50 metros do mar.

O projeto pós-modernista elaborado por Ricardo Bofill em 1973 é conhecido por suas formas e cores.

 
              
43              
Cidade das Artes e das Ciências
Santiago Calatrava e Félix Candela

Cidade das Artes e das Ciências é um complexo arquitetónico, cultural e de entretenimento existente na cidade de Valência, em Espanha.

Desenhado por Santiago Calatrava e Félix Candela, o projeto começou a ser executado em Julho de 1996 e inaugurado em 16 de Abril de 1998. O último componente da Cidade, El Palau de les Artes Reina Sofía, foi inaugurado a 9 de Outubro de 2005.

 
              
44              
Atomium
André e Jean Polak

Atomium foi construído em 1958 em Bruxelas no âmbito da Expo 58, sendo um dos principais cartões postais da Bélgica. Com 102 metros de altura, o Atomium representa um cristal elementar de ferro ampliado 165 milhões de vezes, com tubos que ligam as 9 partes formando 8 vértices.

As esferas de ferro com cerca de 18 metros de diâmetro estão ligadas por tubos com escadas no seu interior com um comprimento de cerca de 35 metros. As janelas instaladas na esfera do topo oferecem aos visitantes uma vista panoramica da cidade. Outras esferas têm exposições sobre os anos 50.

 
              
45              
Casas Cubo
Piet Blom

As casas Cube são um conjunto de casas inovadoras construídas em Helmond e Rotterdam, na Holanda, projetadas pelo arquiteto Piet Blom e baseadas no conceito de "viver como um telhado urbano": habitação de alta densidade com espaço suficiente no nível do solo.

 
              
46              
Biblioteca Britânica
Colin St John Wilson

Biblioteca Britânica é a Biblioteca Nacional do Reino Unido, uma das maiores do mundo. Atualmente, o seu acervo possui aproximadamente 150 milhões de itens 

O edifício mais importante de Londres dos finais do século xx foi arquitectado por Sir Colin St John Wilson. O edifício abriu em 1998, depois de 20 anos em construção e de controvérsias orçamentais e tecnológicas. Agora é admirado. Ao longo dos seus seis andares encontra-se uma espectacular torre de vidro que contém os 65 000 volumes da biblioteca de Jorge III. As obras de arte incluem uma estátua de Sir Isaac Newton de Eduardo Paolozzi.

 
              
47              
Centro Georges Pompidou
Renzo Piano e Richard Rogers

Centro Georges Pompidou é um complexo cultural nomeado a partir de Georges Pompidou, o Presidente da França de 1969 até 1974, que encomendou a construção. Foi desenhado por um time de arquitetos composto pelos italianos Renzo Piano e Gianfranco Franchini e pelos britânicos Richard Rogers e Su Rogers, com assessoria do engenheiro britânico Peter Rice da empresa Arup.

 
              
48              
SEC Armadillo
Foster and Partners

O SEC Armadillo é um auditório localizado próximo ao rio Clyde, em Glasgow, Escócia.

Muitas comparações foram feitas com a Sydney Opera House , embora esta não tenha sido a inspiração dos arquitetos para o projeto, que na verdade era uma série de cascos de navios interligados , em referência à herança da construção naval de Clyde.

 
              
49              
Guangzhou Circle
Joseph di Pasquale

Guangzhou Circle é um edifício histórico localizado em Guangzhou , província de Guangdong, China. É a sede do Grupo Hongda Xingye  e a nova casa da Guangdong Plastic Exchange (GDPE), o maior centro comercial de matéria-prima de plástico do mundo.

O edifício foi projetado pelo arquiteto italiano Joseph di Pasquale . A altura total é de 138 metros para 33 andares.  O edifício consiste em uma área total de 85.000 metros quadrados.

O edifício é semelhante a outro edifício circular em Shenyang,  embora, ao contrário do outro, o núcleo central seja aberto, sem vidro. É o edifício circular mais alto do mundo e com a característica única de seu buraco vazio de quase cinquenta metros de largura no centro (48 m).

 
              
50              
O aeroporto de Mestia
J Mayer H de Berlim

O Aeroporto Queen Tamar, ou Aeroporto de Mestia, é um pequeno aeroporto que serve Mestia , uma cidade em Samegrelo-Zemo Svaneti , Geórgia . Tem o nome da rainha medieval Tamar da Geórgia , que é um símbolo popular na cultura popular da Geórgia.

 
              
51              
Evolution Tower
Tony Kettle

Evolution Tower é um arranha-céu localizado nos lotes 2 e 3 do Centro Internacional de Negócios de Moscou em Moscou, Rússia. O edifício de escritórios de 55 andares tem uma altura de 255 metros e uma área total de 169.000 metros quadrados. O prédio tem uma forma futurística de DNA e foi projetado pelo arquiteto britânico Tony Kettle em colaboração com a Professora de Arte da Universidade de Edimburgo, Karen Forbes. A construção da torre começou em 2011 e foi concluída no final de 2014. Em 2016, a Transneft comprou a Evolution Tower por 1 bilhão de dólares para estabelecer sua sede.

 
              
52              
Igreja da Islândia
Islândia

Igreja Nacional da Islândia, formalmente chamada Igreja Evangélica Luterana da Islândia é a igreja nacional islandesa. Como as outras igrejas estabelecidas nos países nórdicos, a Igreja Nacional da Islândia professa o ramo luterano do cristianismo. O primaz dessa igreja é o Bispo da Islândia, posição hoje ocupada pela Reverendíssima Agnes M. Sigurðardóttir, a primeira mulher a ocupar esta posição.

A Igreja Nacional da Islândia é parte da Comunhão de Porvoo desde 1995. A Igreja tem experimentado queda no número de membros, tanto absolutos quanto proporcionais. Enquanto em 1995 244.893 islandeses (89,91% da população) era parte dela, de acordo com dados de 2019 apenas 232.591 (65,15%) o são.

 
              
53              
Grande Teatro Nacional da China
Paul Andreu.

Centro Nacional de Artes Cénicas ou Grande Teatro Nacional é uma casa de ópera em Pequim. Foi inaugurado em 2007 com capacidade para 5452 pessoas sentadas e cerca de 12000 m² de área construída, sendo projeto do arquiteto francês Paul Andreu. A estrutura consiste em uma grande cúpula de titânio que parece estar cortada ao meio e rodeada por um lago artificial. A obra foi idealizada com o objetivo principal de contrastar com as construções antigas ao seu redor, como a Casa de Ópera de Sydney.

A cúpula ergue-se a aproximadamente 46 metros de altura, com vão de 213 m. Localiza-se no coração de Pequim, a oeste do conjunto formado pela Praça da Paz Celestial e pela Cidade Proibida e próximo ao Grande Salão do Povo, a sede da Assembleia Popular Nacional. Paul Andreu gostou da localização pois acredita que Pequim deve abrigar construções modernas em comparação ao seu desenvolvimento econômico.

 
              
54              
Edifício Fuji TV
Kenzo Tange

Fuji Television (ou Fuji TV) é uma rede de televisão japonesa, que faz parte da Fuji Media Holdings, Inc. Ela está sediada em Odaiba, Minato, Tóquio.

 
              
55              
La Cité du Vin
Anouk Legendre e Nicolas Desmazières

O prédio principal foi construído pelo arquitetos Anouk Legendre e Nicolas Desmazières e diz respeito ao vinho, é claro – as curvas imitam o balanço da bebida em uma taça. ... Ao todo foram investidos mais de 80 milhões de euros, que foi custeado pelos produtores de vinho e governo da França. localizada na cidade de Bordeaux, às margens do rio Garonne.

 
              
56              
Borobudur
Dinastia Sailendra

Borobudur ou Barabudur é um templo budista maaiana situado na ilha de Java, Indonésia, no kabupaten (regência) de Magelang, Java Central. O edifício é frequentemente apontado como o maior templo budista e um dos mais importantes monumentos budistas do mundo. Desde 1991 que o sítio designado Conjunto de Borobudur

O templo é constituído por nove plataformas sobrepostas, seis quadradas e três circulares, sobre as quais se ergue uma abóbada central. O edifício é decorado com 2 672 painéis em relevo e 504 estátuas de Buda. A abóbada central está rodeada por 72 estátuas, cada uma delas sentada numa estupa perfurada.

Construído no século IX d.C., durante o reinado da Dinastia Sailendra, o templo é de estilo budista javanês, o qual mistura elementos do culto indígena dos antepassados com o conceito budista do nirvana

O templo ainda é usado como local de peregrinação. Uma vez por ano, os budistas da Indonésia celebram em Borobudur o Vesak, um importante festival que comemora o nascimento de Sidarta Gautama. O monumento é a atração turística mais visitada da Indonésia.

 
              
57              
Alhambra
Granada

A maior parte do complexo foi construído, principalmente, entre 1248 e 1354, nos reinados de Maomé I e dos seus sucessores.

Trata-se de um rico complexo palaciano e fortaleza que alojava o monarca da dinastia nacérida e a corte do Reino de Granada. O seu verdadeiro atrativo, como outras obras muçulmanas da época, são os interiores,cuja decoração está no cume da arte islâmica. Esta importante atracção turística espanhola exibe os mais famosos elementos da arquitectura islâmica no país, juntamente com estruturas cristãs do século XVI e intervenções posteriores em edifícios e jardins que marcam a sua imagem tal como pode ser vista na actualidade.

 
              
58              
Ponte Vecchio
Taddeo Gaddi

Ponte Vecchio é uma Ponte em arco medieval sobre o Rio Arno, em Florença, na Itália, famosa por ter uma quantidade de lojas ao longo de todo o tabuleiro.

Acredita-se que tenha sido construída ainda na Roma Antiga e era feita originalmente de madeira. Foi destruída pelas cheias de 1333 e reconstruída em 1345, com projecto da autoria de Taddeo Gaddi.

 
              
59              
Sede da Televisão Central da China
Office for Metropolitan Architecture

sede da Televisão Central da China é um arranha-céu de 234 metros e 44 andares no centro financeiro de Pequim, na República Popular da China, e serve como sede da Televisão Central da China. A pedra fundamental foi lançada em 1 de junho e a fachada do prédio foi concluída em 1 de janeiro de 2008. Rem Koolhaas e Ole Scheeren da OMA foram os arquitetos responsáveis pela construção, enquanto a empresa Arup elaborou o complexo projeto de engenharia.

 
              
60              
Casa Dançante
Vlado Milunić e Frank Gehry

Casa Dançante é um prédio de escritórios no centro de Praga, na República Checa. Ela foi desenhada pelo arquiteto Vlado Milunić, em cooperação com o arquiteto canadense Frank Gehry em uma área ribeirinha vazia na qual havia um prédio que foi destruído durante o Bombardeio de Praga, em 1945. A construção iniciou em 1994 e terminou em 1996.

 
              
61              
Royal Pavilion
Inglaterra

Royal Pavilion é uma antiga residência real localizada em Brighton, Inglaterra. Foi construída em estilo indo-sarraceno como refúgo à beira-mar para o então Príncipe Regente, futuro Jorge IV do Reino Unido, sendo muitas vezes referida como Brighton Pavilion.

 
              
62              
Harpa Concert Hall
Ólafur Elíasson, Henning Larsen Architects

Harpa Concerto e Centro de Conferências Reykjavík por Henning Larsen Architects. Sala de concertos e centro de conferências moderno de vidro, lar da orquestra sinfônica e ópera nacional. Reykjavík, Islândia.

 
              
63              
Frauenkirche Dresden
Dresden Georg Bähr

Frauenkirche. Igreja luterana em Dresden, na Alemanha. Muitas outras igrejas na Europa, tanto católicas quanto protestantes, também possuem o nome de Frauenkirche.

A igreja Frauenkirche foi destruída por bombardeios aliados durante a segunda guerra mundial e reconstruída como um símbolo da reconciliação entre os inimigos de guerra. A reconstrução de seu exterior foi completada em agosto de 2004 e o interior em 2005, após 13 anos de trabalhos.

A igreja original, em estilo barroco, foi construída entre os anos de 1726 e 1743, desenhada pelo arquiteto de Dresden Georg Bähr (1666-1738), um dos maiores mestres alemães do barroco.

 
              
64              
STATOIL Oslo Offices
A-lab Architects

Equinor (anteriormente Statoil) é a maior empresa de petróleo e gás da Noruega. A arquitetura de seu novo prédio de escritórios nos arredores de Oslo, concluído em 2012, é inspirada em construções de aço offshore. A construção é composta por cinco lamelas de tamanhos iguais, cada uma empilhada uma sobre a outra.
Além da forma excepcional do edifício, seus designers na A-lab Architects apontam a sustentabilidade e a multifuncionalidade como qualidades importantes.

 
              
65              
Ópera de Oslo
Tarald Lundevall

Inaugurada em 2008, em frente ao fiorde de Oslo, Noruega, foi projetada pelo estúdio de arquitetura Snøhetta.

 
              
66              
Coliseu Quadrado
Giovanni Guerrini, Ernesto La Padula e Mario Romano

Palazzo della Civiltà Italiana , também conhecido como Palazzo della Civiltà del Lavoro , ou na linguagem cotidiana como o Colosseo Quadrato ("Square Colosseum") ou La Groviera, é um edifício no bairro EUR em Roma.  Foi projetado em 1938 por três arquitetos italianos: Giovanni Guerrini, Ernesto La Padula e Mario Romano. O edifício é um exemplo do Racionalismo italiano e da arquitetura fascista com desenho neoclássico, representando romanità, uma filosofia que engloba o passado, o presente e o futuro em um só. A enormidade da estrutura pretende refletir o novo curso do regime fascista na história italiana.

 
              
67              
Bodegas Ysios
Santiago Calatrava

Inaugurada em 2001, a Bodega Ysios pode ser considerada um dos melhores exemplos dessa tendência internacional de investimento em edificações modernas e de grande apuro estético. Localizada na região espanhola da Rioja Alavesa, aos pés da Sierra Cantabria, esse arrojado projeto foi desenvolvido por um dos mais badalados arquitetos do  momento, o espanhol Santiago Calatrava, responsável por alguns dos mais belos edifícios da atualidade como o Museu de Arte de Milwaukee, o edifício Turning Torso (Suécia), a Cidade de Artes de Ciências em Valência, e o Museu do Amanhã (em fase final de construção) no Rio de Janeiro.

 
              
68              
Vodafone - Sede Porto
Alexandre Burmester e José Carlos Gonçalves

O Edifício da Sede Vodafone, no Parque das Nações em Lisboa, da autoria dos Arquitectos Alexandre Burmester e José Carlos Gonçalves, teve início em Março de 2000 e foi concluída em Outubro de 2002.

Com inúmeros espaços como escritórios, megastore, auditórios e restaurante, tem uma área de construção de aproximadamente 70.000 m2. Este edifício conta com uma intervenção de grande impacto urbanístico nesta recente zona da cidade de Lisboa, tanto pela sua dimensão e indiscutível valor arquitectónico, como pelos desafios tecnológicos e soluções que envolve.

 
              
69              
Triangeln St.
Malmö, Suécia

A estação Triangeln é uma estação ferroviária subterrânea no centro de Malmö, na Suécia. Construído em uma mistura de antigo e moderno. A cada dia cerca de 45 mil pessoas usam seus trens / metrôs e ônibus.

 
              
70              
Dunmore Pineapple
Escócia

O Dunmore Pineapple , uma loucura classificada como "o edifício mais bizarro da Escócia ", fica em Dunmore Park, perto de Airth em Stirlingshire.

 
              
71              
Scandic Victoria Tower
Gert Wingårdh

O incrível edifício de vidro do Scandic Victoria Tower foi projetado pelo arquiteto Gert Wingårdh. Stockholm, Sweden.

 
              
72              
Aqueduto de Segóvia
Romano

Aqueduto de Segóvia é um aqueduto romano e um dos monumentos antigos mais importantes e mais bem preservados deixados na Península Ibérica pela civilização romana. Ele está localizado na Espanha e é o símbolo mais importante de Segóvia, como evidenciado por sua presença no brasão de armas da cidade.

O aqueduto é o mais importante marco arquitetônico da cidade. Ele foi mantido em funcionamento ao longo dos séculos e preservado em excelente condição. Forneceu água para Segovia até meados do século XIX.

 
              
73              
Ta Prohm
Jayavarman VII

Ta Prohm é o nome moderno de um dos templos de Angkor, na Província de Siem Reap, no Camboja. Construído no estilo Bayon no final do século XII e início do século XIII, e originalmente chamado Rajavihara.

Ta Prohm faz parte do complexo de templos construídos na zona de Angkor, a antiga capital do Império khmer durante a sua época de esplendor, entre os séculos IX e XV, está localizado aproximadamente um quilômetro a leste de Angkor Thom e no extremo sul da East Baray, foi fundado como um mosteiro Budista Mahayana e universidade pelo rei Khmer Jayavarman VII, que reinou de 1181 a 1220.

Diferentemente da maioria dos templos de Angkor, Ta Prohm foi deixado em grande parte na mesma condição em que foi encontrado

 
              
74              
Station Arnhem Centraal
UNStudio

A estação é o resultado de um projeto ambicioso de 20 anos - o plano diretor feito pelo UNStudio - para reconstruir a maior área da estação; o maior empreendimento pós-guerra em Arnhem. Respaldado pelo governo holandês, este centro de transferência volta a escrever o livro de regras sobre as estações de trem, além de ser o mais complexo em sua categoria na Europa.

O Terminal de 21.750 metros quadrados conta com uma geometria dramática, com uma estrutura de cobertura torcida, o que permite luzes de até 60 metros de alcance na entrada do edifício. Tomando referências de uma garrafa de Klein, de superfície exterior e interior contínua, o UNStudio desconstruiu a distinção entre espaços internos e externos no projeto ao criar uma continuação da paisagem urbana dentro da sala de transferência, onde cobertura, paredes e pisos possuem transições fluidas entre si.

 
              
75              
Sharp Center
Robbie Young Wright Architects e Alsop Architects

Em 2000, o financiamento foi obtido do programa SuperBuild de Ontário para construir uma quinta extensão do Edifício Principal. Por meio de Rod Robbie da Robbie / Young + Wright Architects, Will Alsop da Alsop Architects tomou conhecimento do projeto e foi selecionado em 2002. Uma joint venture foi formada entre as duas empresas e a nova extensão, agora conhecida como Sharp Center for Design, foi concluída em 2004.  O design, que surgiu de um processo de design participativo, consiste em uma caixa de quatro andares acima do solo suportada por uma série de pilares multicoloridos em diferentes ângulos e é freqüentemente descrita como uma mesa. A expansão e redesenvolvimento de $ 42,5 milhões receberam vários prêmios, incluindo o primeiro Prêmio Mundial do Royal Institute of British Architects, o prêmio de excelência na categoria "Building in Context" na Toronto Architecture and Urban Design Awards, e foi considerado o projeto técnico de maior destaque em 2005 no Canadian Consulting Engineering Awards.

 
              
76              
Hotel Marqués de Riscal
Frank O. Gehry

Na Rioja Alavesa e unida irremediavelmente ao vinho, Elciego sofreu uma revolução quando o famoso arquitecto Frank Gehry realizou a ampliação das adegas do Marqués de Riscal. Trata-se de uma obra vanguardista de titânio que pôs no mapa esta aldeia.

 
              
77              
Novo Palácio de Potsdam
Carl von Gontard

Novo Palácio de Potsdam é um antigo palácio Real da Prússia que fica no lado oeste do Parque Real de Sanssouci, em Potsdam, na Alemanha.

A construção do edifício foi começada em 1763, após o fim da guerra dos sete anos, sob Frederico II, tendo ficado concluído em 1769. É considerado o último grande palácio barroco prussiano.

Enquanto o Rococó Fredericano se estabelecia em Sanssouci, Frederico o Grande mandou construir o Novo Palácio em formas variantes da arquitectura e decoração barroca, com alguns desvios. O Rei preferia o rococó e o barroco ao neoclassicismo

O arquitecto Johann Gottfried Büring, com a ajuda de Heinrich Ludwig Manger, foi encarregado do planeamento do Novo Palácio.

Em 1764, depois de desacordos relacionados com o projecto, o desenho do palácio foi totalmente investido no arquitecto Carl von Gontard.

 
              
78              
Salão Principal do British Museum
British Museum

Museu Britânico localiza-se em Londres e foi fundado em 7 de junho de 1753. A sua coleção permanente inclui peças como a Pedra de Roseta e os frisos do Partenon de Atenas, conhecidos como a coleção de mármores de Elgin, trazidos ao museu por Lord Elgin.

Em 2012 foi o terceiro museu mais visitado do mundo, com 5 575 946 visitas.

Em Dezembro de 2000 foi inaugurado o Great Court, a maior praça coberta da Europa. Ela ocupa o espaço central do prédio, ao redor da Sala de Leitura.

 
              
79              
Palácio de Catarina
São Petersburgo, Rússia

Palácio de Catarina é um palácio Rococó da Rússia, que serviu de residência de Verão aos Czares. Fica localizado na cidade de Tsarskoye Selo, 25 quilómetros a Sudeste de São Petersburgo.

 
              
80              
Galaxy SOHO
Zaha Hadid

Pequim, China. Construído entre 2009 e 2012, é o primeiro de dois edifícios projetados pelo arquiteto iraquiano-britânico Zaha Hadid localizado em Pequim, junto com Wangjing SOHO.

O prédio do Galaxy Soho compreende quatro estruturas principais em cúpula, fundidas por pontes e plataformas entre placas curvas de piso para criar um ambiente fluido que envolve uma série de pátios públicos e um "cânion" central maior. Zaha Hadid descreveu a estrutura como "uma reinvenção do pátio chinês clássico que gera uma experiência envolvente.

 
              
81              
Estação Ferroviária de Kuala Lumpur
Arthur Benison Hubback

Estação Ferroviária localizado em Kuala Lumpur, Malásia. Concluído em 1910  para substituir uma estação mais antiga no mesmo local. A estação se destaca por sua arquitetura, adotando uma mistura de designs orientais e ocidentais.

 
              
82              
Fundação Louis Vuitton
Frank Gehry

O edifício da Fondation Louis Vuitton, iniciado em 2006, é um museu de arte e centro cultural patrocinado pelo grupo LVMH e suas subsidiárias. É administrado como uma entidade legalmente separada e sem fins lucrativos como parte da arte e da cultura da LVMH.

O museu de arte foi inaugurado em outubro de 2014. O edifício foi projetado pelo arquiteto Frank Gehry e fica ao lado do Jardin d'Acclimatation do 16º arrondissement de Paris. 1.400.000 pessoas visitaram a Fondation Louis Vuitton em 2017.

 
              
83              
Pirâmides do Grande Louvre
I. M. Pei

Em 1874, o Palácio do Louvre havia alcançado sua forma atual de uma estrutura quase retangular, com a ala Sully ao leste, contendo a Cour Carrée (praça quadrada) e as partes mais antigas do Louvre; e duas alas que envolvem a Cour Napoléon, a ala Richelieu ao norte e a ala Denon, que faz fronteira com o rio Sena ao sul. Em 1983, o presidente francês François Mitterrand propôs, como um de seus Grands Projets, reformar o prédio e realocar o Ministério das Finanças, permitindo exibições por todo o edifício. O arquiteto I. M. Pei foi premiado com o projeto e propôs uma pirâmide de vidro sobre uma nova entrada na praça principal, o Cour Napoléon. A pirâmide e seu saguão subterrâneo foram inaugurados em 15 de outubro de 1988 e a Pirâmide do Louvre foi concluída em 1989. A segunda fase do plano, a Pyramide Inversée (pirâmide invertida), foi concluída em 1993.

 
              
84              
Burj Al Arab
Tom Wright

Burj Al Arab é um luxuoso hotel edificado em Dubai, Emirados Árabes Unidos (EAU). O Burj Al Arab é operado pelo Jumeirah Group e foi construído por Said Khalil. Com 231 metros, ele foi projetado por Tom Wright da WS Atkins PLC para ser o maior arranha-céu do mundo, passando a Torre Eiffel. Entretanto, o prédio acabou perdendo o título para outros, como a torre da Sears Willis Tower e o Burj Khalifa.

Ele foi construído para assemelhar-se com a vela de um dhow, um tipo de barco Árabe. Duas colunas partindo do chão até o topo originaram um "V" formando um imenso "mastro", enquanto que o espaço entre elas foi erguido os andares.

 
              
85              
Centro Aquático de Londres
Zaha Hadid

Centro Aquático de Londres é uma infraestrutura interior com duas piscinas de 50m e uma piscina de mergulhos de 25m, localizada no Parque Olímpico de Londres, em Stratford, Londres. Foi uma das principais infraestruturas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2012.

O Centro Aquático de Londres foi desenhado pela arquitecta vencedora do Prémio Pritzker em 2004, Zaha Hadid, antes da candidatura de Londres aos Jogos Olímpicos de 2012. O centro foi construído em conjunto com a Arena de Pólo Aquático, e do lado oposto ao Estádio Olímpico, na margem oposta do Rio Waterworks. O sítio tem 45m de altura, 160m de comprimento e 80m de largura. O telhado, que faz lembrar uma onda,

 
              
86              
Shard London Bridge
Renzo Piano

The Shard é um arranha-céu em forma de pirâmide inaugurado em 5 de julho de 2012 em Southwark, em Londres. Com mais de 310 metros de altura, é o edifício mais alto na Europa Ocidental. É também a segunda estrutura autônoma mais alta do Reino Unido, a seguir à estação de transmissão de Emley Moor, com 330 metros.

 
              
87              
30 St Mary Axe
Norman Foster e Grupo Arup

30 St Mary Axe, informalmente conhecido como Gherkin, é um arranha-céu comercial localizado na Cidade de Londres, principal distrito financeiro londrino. Foi concluída em dezembro de 2003 e inaugurado em abril de 2004. Com 41 andares, e 180 metros de altura.

O edifício tornou-se uma característica reconhecível de Londres e é um dos exemplos mais reconhecidos da arquitetura contemporânea londrina.

 
              
88              
Villa Savoye
Le Corbusier

Villa Savoye, maison Savoye ou simplesmente residência Savoye é uma casa projetada na França pelo arquiteto franco-suíço Charles-Edouard Jeanneret-Gris, vulgo Le Corbusier, em 1928, considerada um dos ícones maiores da arquitetura moderna no século XX. Forma com a residência Farnsworth (de Mies van der Rohe) e a Casa da Cascata (de Frank Lloyd Wright) uma tríade de residências paradigmáticas das diferentes tendências da arquitetura moderna que surgiam no início do século.

A residência é responsável por influenciar o pensamento projetual de diversos arquitetos em todo o mundo devido à síntese que faz das ideias pregadas por seu autor com relação à nova arquitetura que sugeria para um século, que segundo o próprio, seria marcado pela máquina, pela razão e pelo progresso. Segundo Le Corbusier, a casa é uma máquina de morar e a Villa Savoye foi projetada seguindo tal ideia de forma plena.

 
              
89              
Petronas Twin Towers
César Pelli

Petronas Twin Towers, ou Torres Petronas, são dois arranha-céus edificados na cidade de Kuala Lumpur, Malásia pela construtora espanhola Acciona. Foram concluídos em 1998, têm 88 andares e, até julho de 2019, são o 14.º edifício mais alto do mundo, com 452 metros.

As torres foram projetadas pelo arquiteto Cesar Pelli, configuradas por estrutura de aço e vedação em vidro, e desenhadas de forma a lembrar motivos encontrados na arte islâmica, um reflexo da herança muçulmana malaia.

 
              
90              
Angkor Wat
Arquitetura Khmer, Camboja

Angkor Wat é um templo situado 5,5 km a norte da cidade de Siem Reap, na província homônima do Camboja. É o maior e mais bem preservado templo dos que integram o assentamento de Angkor. É também o único que restou com importante significado religioso - inicialmente hindu, e depois budista - desde a sua fundação. O templo é o ponto máximo do estilo clássico da arquitetura Khmer. É considerado como a maior estrutura religiosa já construída, e um dos tesouros arqueológicos mais importantes do mundo. Tornou-se símbolo do Camboja, aparecendo em sua bandeira e sendo sua principal atração turística. Em 14 de dezembro de 1992 foi declarado pela UNESCO Patrimônio da Humanidade.

 
              
91              
Cidade Proibida
China

Cidade Proibida foi o palácio imperial da China desde meados da Dinastia Ming até ao fim da Dinastia Qing. Fica localizada no centro da antiga cidade de Pequim, acolhendo actualmente o "Palácio Museu". Durante quase 500 anos serviu como residência do Imperador e do seu pessoal doméstico, sendo o centro cerimonial e político do governo chinês.

O título de Cidade Proibida surgiu pelo facto de somente o imperador, sua família e empregados especiais terem permissão para entrar no conjunto de prédios do palácio. Trata-se de uma cidade dentro de outra cidade. Sede de um governo burocrático que comandou o império mais populoso da Terra, é o maior palácio do planeta.

 
              
92              
Catedral de São Basílio
Barma e Postnik

Catedral de São Basílio, é uma catedral ortodoxa russa erguida na Praça Vermelha em Moscou, Rússia, entre 1555 e 1561. Construída sob a ordem de Ivã IV da Rússia, para comemorar a captura de Kazan e Astracã, marca o centro geométrico da cidade e o centro do seu crescimento, desde o século XIV. Foi o edifício mais alto de Moscou até a conclusão do Campanário de Ivã, o Grande, em 1600.

 
              
93              
Burj Khalifa
Adrian Smith

Burj Khalifa Bin Zayid, anteriormente conhecido como Burj Dubai, é um arranha-céu localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, sendo a mais alta estrutura e, consequentemente, o maior arranha-céu já construído pelo ser humano, com 828 metros de altura e 160 andares. Sua construção começou em 21 de setembro de 2004 e foi inaugurado no dia 4 de janeiro de 2010. Foi rebatizado devido ao empréstimo feito por Khalifa bin Zayed al Nahyan, xeque do emirado de Abu Dhabi, depois que este emprestou dez bilhões de dólares para evitar que o emirado de Dubai desse um calote em investidores de uma de suas principais companhias, a Dubai World.

O edifício faz parte de um complexo comercial e residencial de dois quilômetros quadrados de área chamado Downtown Burj Dubai, localizado ao lado das duas principais avenidas da cidade de Dubai, a Sheikh Zayed Road e a Financial Centre Road (anteriormente conhecida como Doha Street). O arquiteto do edifício é Adrian Smith.

 
              
94              
Space Needle
John Graham & Company

Space Needle é uma torre de observação localizada em Seattle, no estado de Washington, nos Estados Unidos.

A construção é um marco geodésico do Noroeste Pacífico, e um ícone da cidade de Seattle, construído no parque Seattle Center para a Feira Mundial de 1962, a qual atraiu mais de 2,3 milhões de visitantes. Cerca de 20.000 pessoas, por dia, usaram seus elevadores durante o evento.

Com 184m de altura, 42m de largura, e peso de 8.660 toneladas, a estrutura já foi a mais alta a oeste do rio Mississippi. Ela foi construída para suportar ventos de até 320 km/h e terremotos de até 9.0 de magnitude, e conta ainda com 25 para-raios.

O Space Needle possui uma plataforma de observação a 160m, e um restaurante giratório

 
              
95              
Monte Saint-Michel
Normandia

Ilha rochosa na foz do Rio Couesnon, no departamento da Mancha, na França, onde foi construído uma abadia (abadia do Monte Saint-Michel) e santuário em homenagem ao arcanjo São Miguel. Seu antigo nome é "Monte Saint-Michel em perigo do mar" (Mons Sancti Michaeli in periculo mari).

Este mosteiro, fortificado no século XIII, integra um conjunto com mais três cidades cujas fortificações e desenvolvimento são notáveis: Aigues-Mortes (1270-1276), ponto de reunião dos Cruzados rumo à Terra Santa, Carcassone, célebre por suas defesas, e Avinhão, sede alternativa da Cristandade (1309-1377). Estas cidades fortificadas, denominadas "bastides" marcavam a fronteira dos reinos ao final da Idade Média, servindo como elementos de defesa e dando ao povo novas oportunidades sociais.

 
              
96              
Château Frontenac
Bruce Price

Château Frontenac é um grande hotel e uma das atrações mais famosas da cidade de Quebec, na província de Quebec, Canadá.

O hotel foi inaugurado em 1893 e comemorou seu centenário em 1993. O local onde o hotel foi construído abrigava a antiga sede de governo do Quebec. O hotel possui um total de 650 quartos e cerca de 77 metros de altura. O útlimo andar do edifício abriga um observatório, que oferece uma vista espetacular de muitos quilômetros do rio São Lourenço. Com seu telhado de cobre, o hotel é considerado o melhor da cidade, um dos mais prestigiosos do país.

O Château Frontenac foi um dos hotéis-castelos construídos pela Canadian Pacific Railway, a maior companhia ferroviária do Canadá, entre o final do século XIX e o começo do século XX. O objetivo dessas construções de hotéis luxuosos era incentivar o turismo de alta classe e, assim, o transporte de passageiros nos trens da companhia.

 
              
97              
Palácio de Potala
Lassa, Tibete

Palácio de Potala está localizado em Lassa, no Tibete, ocupado pela China em 1950. Foi a principal residência do Dalai Lama, até à fuga do 14º Dalai Lama para Dharamsala, Índia, depois de uma revolta falhada, em 1959. Atualmente o palácio é um museu estadual da China. Recebeu o nome em referência ao Monte Potala, a morada de Cherenzig, ou Avalokiteshvara.

 
              
98              
Casa da Cascata
Frank Lloyd Wright

Considerada uma das mais famosas casas do mundo, a Casa da Cascata ou Casa Kaufmann (nome da família de seu primeiro proprietário) é uma residência localizada 50 milhas a sudeste de Pittsburgh, em Bear Run, na Estrada Rural 1, secção Mill Run de Stewart Township, Condado de Fayette, nas Laurel Highlands dos Montes Allegheny, Estado da Pensilvânia, Estados Unidos.

O edifício foi projetado em 1934 pelo arquitecto Frank Lloyd Wright, considerado o introdutor da arquitectura moderna no seu país, e construída em 1936 no sudoeste rural da Pensilvânia. No entanto, a sua principal característica é o facto de ter sido erguida parcialmente sobre uma pequena queda de água, servindo-se dos elementos naturais ali presentes

 
              
99              
Catedral Metropolitana de Brasília
Oscar Niemeyer

Catedral Metropolitana - Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida como Catedral de Brasília, é um templo católico brasileiro, na qual se encontra a cátedra da Arquidiocese de Brasília, localizada na capital federal, ao sul da S1, no Eixo Monumental, região da Esplanada dos Ministérios.

Sua arquitetura foi concebida por Oscar Niemeyer e é por vezes considerada sua obra-prima, tendo sido graças a ela que o arquiteto venceu o Prêmio Pritzker, considerado equivalente ao Nobel de sua profissão, em 1988.

 
              
100             
Pirâmide de Sacará
Imhotep

Pirâmide de Djoser, também chamada de Pirâmide de Sacará ou Pirâmide de Degraus, foi erguida para o sepultamento do Faraó Djoser por seu vizir, ou arquiteto real, Imhotep. Construída durante o século XXVII a.C. na necrópole de Sacará.

É considerada a primeira pirâmide a ser erguida do Egito, composta por seis mastabas (de dimensões decrescentes, de baixo para cima) construídas uma sobre a outra.

 
           
            
State Of The Art Almanac