Aula 23
Com
Frase Música Meme Pintura Escultura Arquitetura Foto Cinema Video Tecnologia Pessoa Livro Dança Cúlinaria Esporte Comportamento Idiomas Adestramento Sites Apps Propaganda Anime Games Mobile
  Pintura
Les demoiselles d'Avignon
Pablo Picasso

Les Demoiselles d’Avignon ou As Senhoritas de Avignon, em português, é uma das telas mais conhecidas de Pablo Picasso e de toda arte moderna. O artista a criou no verão de 1907, quando tinha seus vinte e poucos anos e morava em Paris. Seu título, dado por André Salmon, amigo do artista, na ocasião da primeira exposição da pintura em 1916, faz referência à rua Avignon, em Barcelona, que abrigava bordéis. Ou seja, a imagem representaria cinco prostitutas, entre cortinas que se abrem, que encaram e seduzem o espectador através de diferentes poses, gestos e olhares. O artista não teria gostado do título que acabou sendo atrelado à obra, a qual ele mesmo se referia como mon bordel – meu bordel.

Observando partes a composição:

  1. No primeiro plano da pintura está um prato com frutas, também mostradas de maneira sensual, onde se espalham uvas, maçã, pera e melancia.
  2. No centro, duas das prostitutas fitam o observador, como se o convidassem, provocativamente, a se deliciar com seus corpos. Elas são mais delicadas e realistas do que as demais.
  3. À direita, uma prostituta, assentada de costas para o observador, também o fita, com sua cabeça cubista virada para trás, numa posição inverossímil. Seu rosto tem o nariz torto e os olhos, de cores diferentes, totalmente desalinhados. Parece usar uma máscara.
  4. Acima dela, uma figura, usando máscara africana tribal, encontra-se de pé, com os braços abertos, abrindo as cortinas.
  5. A quinta mulher está próxima à porta, como se convidasse as pessoas para entrarem, contendo uma cortina vermelha aberta. Ela é a mais musculosa das cinco.
 
           
            
State Of The Art Almanac