Aula 08
Não
Frase Música Meme Pintura Escultura Arquitetura Foto Cinema Video Tecnologia Pessoa Livro Dança Cúlinaria Esporte Comportamento Idiomas Adestramento Sites Apps Propaganda Anime Games Mobile
  Livro  
  Ética  
  Baruch Espinoza     
 

A Ética ou Ética Demonstrada à Maneira dos Geômetras (em latim: Ethica, ordine geometrico demonstrata), geralmente referida apenas como Ética de Spinoza, é considerada a principal obra do filósofo holandês de origem portuguesa Baruch Spinoza. Foi publicada postumamente, em 1677, ano da morte do autor.

A Ética está organizada segundo um método axiomático-dedutivo inspirado na geometria euclidiana visando garantir a certeza dos resultados, embora à custa de uma leitura não especialmente fácil. A obra, sendo vincadamente sistemática, propõe-se tratar todos os campos de investigação da filosofia dividindo-se em cinco partes (sobre Deus, a Mente, as Paixões, a Escravização do Homem em Relação a Estas Paixões e a Possibilidade da sua Libertação Delas) que correspondem a um percurso que partindo das questões mais fundamentais da metafísica, e passando pela teoria do conhecimento, chega por fim à ética com o objectivo preciso de formular uma teoria da felicidade humana.

Desde a sua publicação inicial, a Ética de Spinoza tem influenciado o pensamento e a obra de inúmeros grandes filósofos posteriores até ao presente. Inicialmente, porém, Spinoza sofreu acusações de ser ateu e outros criticismos, principalmente por suas indagações sobre a natureza de Deus. Entretanto, a Ética e as ideias de Spinoza em geral tiveram um papel importante na filosofia europeia subsequente.

 
 
           
            
State Of The Art Almanac