Aula 13
Boa noite
Frase Música Meme Pintura Escultura Arquitetura Foto Cinema Video Tecnologia Pessoa Livro Dança Cúlinaria Esporte Comportamento Idiomas Adestramento Sites Apps Propaganda Anime Games Mobile
  Pintura
Terraço do Café à Noite
Vincent van Gogh

Terraço do Café à Noite, cujo nome completo é O Terraço do Café na Place du Forum, Arles, à Noite, é uma obra do pintor holandês Vincent van Gogh. Ela foi pintada durante o tempo do artista na cidade de Arles, no sul da França. Foi durante esta época também que o artista concebeu outras obras famosas, como Noite Estrelada Sobre o Ródano e Quarto em Arles.

Durante seu período em Arles, Van Gogh se tornou obcecado em trazer cores vivas para os seus quadros e acabou se apaixonando pela noite estrelada da cidade. Certa vez o autor disse que "quando sinto uma terrível necessidade de religião, saio à noite para pintar as estrelas".

A obra retrata o atual Le Café Van Gogh, localizado na Place du Forum. A inspiração para a obra veio após o artista ler um trecho do romance Bel Ami de Guy de Maupassant, em que há descrição de um café à noite.

Van Gogh falou sobre o quadro para a sua irmã em uma carta:

Fui interrompido pelo trabalho que uma nova pintura do lado de fora de um café à noite vem me dando nos últimos dias. No terraço, há figuras pequenas de pessoas bebendo. Uma enorme lanterna amarela ilumina o terraço, a fachada, o pavimento e até mesmo projeta luz sobre os pedregulhos da rua, que assume um tom de cor violeta. Os pórticos das casas em uma rua que se desloca sob o céu azul tachado de estrelas são de azul escuro ou violeta, com uma árvore verde. Agora, há uma pintura de noite sem preto. Com nada além de lindos azul, violeta e verde, e nesses arredores o quadrado iluminado é de sopro de pálido colorido, verde limão. Eu gosto enormemente de pintar no local à noite. No passado, eles costumavam desenhar e pintar a imagem a partir do desenho durante o dia. Mas acho que isso me convém pintar o assunto imediatamente. É bem verdade que eu posso tomar um azul para um verde no escuro, um lilás azul para um lilás rosa, já que você não pode distinguir a natureza do tom claramente. Mas é a única maneira de afastar-se da noite preta convencional com uma luz pobre, pálida e esbranquiçada, enquanto na verdade uma mera vela por si só nos dá os amarelos e as laranjas mais ricos.

Ainda na carta, o artista fala sobre a inspiração vinda do livro de Guy de Maupassant:

Você nunca me disse se você tinha lido o Bel Ami de Guy de Maupassant e o que você pensa de seu talento em geral. Digo isso porque o início de Bel-ami é precisamente a descrição de uma noite estrelada em Paris, com os cafés iluminados da avenida, e é algo parecido com o mesmo assunto que pintei agora.

 
           
            
State Of The Art Almanac