Aula 04
De nada
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  Pintura
O Beijo
Gustav Klimt 1907

   Tranquilidade, fantasia e intimidade definem a cena de “O Beijo”, obra executada em óleo sobre tela em 1907-1907, mede 180×180 centímetros; O artista austríaco Gustav Klimt fez parte do movimento artístico denominado Secessionista e é considerado um pintor precursor do Simbolismo.

Especialistas explicam que a tela faz parte da fase dourada do artista e tem, de fato, uma estética cintilante e elementos de ouro em sua composição, além de detalhes que simulam ametistas, safiras, rubis, opalas e esmeraldas.
A paixão pelo dourado vem desde infância com seu pai ouvires, com quem aprendeu a trabalhar com o ouro, mas foi após uma viagem a cidade de Ravenna na Itália que seu interesse intensificou-se. 
 Na cena o mundo deles não é o nosso, é o mundo de fantasia e da intimidade. O Beijo é uma pintura intensamente erótica e apaixonante. A obra é o maior exemplo da fixação pelo sexo que Klimt possuía
é um momento de plenitude.
Sobre o casal, muitos especialistas afirmam que seria praticamente um retrato de Klimt com Emilie Flöge,(Viena, 1874 - Viena 1952) - eterna companheira e musa do artista - como amantes. Mas, Klimt não deseja representar uma mulher em especial e sim todas livres sexualmente.

A roupa do homem é coberta de formas retangulares, escolhidas como símbolo da masculinidade. Enquanto, as imagens arredondadas, curvas e floridas, do vestido são compreendias como elementos da feminilidade.
A jovem de cabelos ruivos é um dos seus exemplos da fixação por mulheres de madeixas vermelhas.
As flores e arbustos que formam uma cama na pintura são os únicos elementos que parecem ligar os amantes ao mundo real. 
A tela passou por diversas mudanças. A cama de flores foi terminada posteriormente e as flores na alça do vestido foram acrescentadas mais tarde e os pés foram alongados. O vestido ficou mais justo, deixando seu corpo mais delineado e conferindo uma silhueta mais sensual.

 
           
            
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