Aula 03
Obrigado
Frase Música Meme Pintura Escultura Arquitetura Foto Cinema Video Tecnologia Pessoa Livro Dança Cúlinaria Esporte Comportamento Idiomas Adestramento Sites Apps Propaganda Anime Games Mobile
  Pintura
A Última Ceia
Leonardo da Vinci

A Última Ceia foi produzida entre os anos de 1495 e 1498. O trabalho foi encomendado pelo Duque de Milão, Ludovico Sforza, para adornar a parede da Igreja de Santa Maria Delle Grazie.

Da Vinci passou três anos de sua vida dedicada a ela, e atualmente é considerada uma das obras mais importantes da humanidade

A ambiciosa obra encomendada pela Igreja de Santa Maria Delle Grazie retrata o momento em que Cristo aponta seu traidor segundo a passagem bíblica João 13:21. Mesmo representando uma passagem tão intensa da Bíblia, Da Vinci retrata o rosto de Cristo expressando calma e serenidade, mas dá movimento a cena representando os demais apóstolos em alvoroço ao questionarem Jesus sobre o que Ele acabara de afirmar.

A obra foi projetada em perfeita simétrica. O rosto de Cristo ocupa o centro do mural e o centro da extensa mesa. Seu olho direito é o ponto de fuga da perspectiva por onde convergem todas as linhas. Ao lado de Jesus na mesa encontram-se os 12 apóstolos, seis em cada lado em grupos de três conectados por gestos e movimentos, aumentando a simetria da cena, juntamente com a disposição das portas e janelas ao fundo. Da Vinci soube captar as mais diversificadas reações psicológicas humanas nos rostos dos apóstolos, bastante diferente das antigas representações desse mesmo tema. Nas versões mais antigas apenas a figura de Judas agitava-se e destacava-se em meio aos tranquilos apóstolos. Outros detalhes também impressionam como o drapeado da toalha e das roupas dos personagens, além dos pratos sobre a mesa.

Muitos mistérios e mensagens subliminares rondam a pintura, o principal deles diz que sentado à direita de Jesus está Maria Madalena, ao invés de João como se acredita.

Segundo a Bíblia, a obra retrata o momento em que Jesus revela seu traidor. A passagem é de João 13:21:

Tendo Jesus dito isto, turbou-se em espírito, e afirmou, dizendo: Na verdade, na verdade vos digo que um de vós me há de trair.
Então os discípulos olhavam uns para os outros, duvidando de quem ele falava.
Ora, um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seio de Jesus.
Então Simão Pedro fez sinal a este, para que perguntasse quem era aquele de quem ele falava.
E, inclinando-se ele sobre o peito de Jesus, disse-lhe: Senhor, quem é?
Jesus respondeu: É aquele a quem eu der o bocado molhado. E, molhando o bocado, o deu a Judas Iscariotes, filho de Simão.
E, após o bocado, entrou nele Satanás. Disse, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa.
E nenhum dos que estavam assentados à mesa compreendeu a que propósito lhe dissera isto
.”

 
           
            
State Of The Art Almanac