Aula 02
Com licença
Frase Música Meme Pintura Escultura Arquitetura Foto Cinema Video Tecnologia Pessoa Livro Dança Cúlinaria Esporte Comportamento Idiomas Adestramento Sites Apps Propaganda Anime Games Mobile
  Escultura  
Vênus de Milo
Desconhecido

   Datada de 100-190 a.C, feita em mármore, tem altura de 198 cm (ou 202 cm, como algumas fontes citam). Foi encontrada durante o século II a.C., na ilha de Milos, no Mar Egeu. A Vênus de Milo deve esse nome ao fato de ter sido descoberta na ilha grega de Milos, em 1820

Obra prima pelo movimento que o artista conseguiu no corpo esculpido no mármore. Ela apresenta em sua superfície inúmeras mutilações que aparentemente foram provocadas por golpes violentos, e Carus supõe que após o surgimento do cristianismo ela deve ter sido objeto da fúria de uma multidão que tentou destruir o ídolo pagão.

Estava semi-enterrada e separada em duas partes. Junto à ela também se encontraram fragamentos de um antebraço e uma mão com uma maçã, que se acredita que pertenciam à Vênus. Supõe-se que em seu braço direito sustentava uma túnica e na mão esquerda a tal da maçã.

Eris, a Deusa da Discórdia chegou em uma festa de casamento e jogou à mesa uma maçã de ouro que deveria pertencer à deusa mais bela de todas. Imediatamente três deusas começaram a disputá-la: Afrodite, Atenea e Hera. Zeus pediu que o mortal e filho do rei de Tróia, Páris entregasse a tal maçã aquela que fosse a mais formosa.

Cada uma das deusas queria porque queria convencer o pobre Páris de sua superior beleza. E foram uma a uma oferecendo algo em troca de sua escolha: poder, títulos, sabedoria, mas Afrodite lhe ofereceu o amor da mais bela mulher do mundo (mortal). E claro que ele deu à vitória à Afrodite. Só que a deusa esqueceu de um detalhe, a mulher mais bela já estava casada com o Rei de Esparta. Mas Páris louco de amor, raptou a bela Helena e a levou à Tróia, e daí você já sabe o que aconteceu né?! A Guerra de Tróia!

 
 
           
            
State Of The Art Almanac