Tipos Psicológicos é um livro de Carl Jung que foi originalmente publicado em alemão por Rascher Verlag em 1921, e traduzido para o inglês em 1923, tornando-se o volume 6 de The Collected Works of CG Jung.
No livro, Jung propõe quatro funções principais da consciência: duas funções de percepção ou não racionais (Sensação e Intuição) e duas funções de julgamento ou racionais (Pensamento e Sentimento). Essas funções são modificadas por dois tipos principais de atitude: extroversão e introversão.
Jung propõe que a função dominante, junto com a atitude dominante, caracteriza a consciência, enquanto seu oposto é reprimido e caracteriza o inconsciente. Com base nisso, os oito tipos psicológicos marcantes são: Sensação extrovertida / Sensação introvertida; Intuição extrovertida / intuição introvertida; Pensamento extrovertido / Pensamento introvertido; e Sentimento extrovertido / sentimento introvertido. Jung, como tal, descreve em detalhes os efeitos das tensões entre os complexos associados às funções de diferenciação dominante e inferior em tipos altamente e até extremamente unilaterais.
O interesse de Jung pela tipologia surgiu de seu desejo de reconciliar as teorias de Sigmund Freud e Alfred Adler e de definir como sua própria perspectiva diferia da deles. |