Aula 30
Do
Frase Música Meme Pintura Escultura Arquitetura Foto Cinema Video Tecnologia Pessoa Livro Dança Cúlinaria Esporte Comportamento Idiomas Adestramento Sites Apps Propaganda Anime Games Mobile
  Pintura
Triunfo da Morte
Pieter Bruegel, o Velho

O Triunfo da Morte é uma pintura de Pieter Bruegel, o Velho de cerca de 1562. Está exposta no Museu do Prado de Madri desde 1827.

A pintura mostra um panorama de um exército de esqueletos causando estragos em uma paisagem enegrecida e desolada. Fogos queimam à distância e o mar está repleto de naufrágios. Algumas árvores sem folhas cravam-se em colinas sem vegetação; peixes apodrecem nas margens de um lago entupido de cadáveres. O historiador de arte James Snyder enfatiza a "terra árida e queimada, desprovida de qualquer vida até onde a vista alcança". Neste cenário, legiões de esqueletos avançam sobre os vivos, que fogem aterrorizados ou tentam em vão lutar. Em primeiro plano, esqueletos puxam uma carroça cheia de crânios; no canto superior esquerdo, outros tocam o sino que significa o sentença de morte do mundo. As pessoas são conduzidas a uma armadilha em forma de caixão decorada com cruzes, enquanto um esqueleto a cavalo mata pessoas com um foice. A pintura retrata pessoas de diferentes origens sociais - de camponeses e soldados a nobres, bem como um rei e um cardeal - sendo levados à morte indiscriminadamente.

 
           
            
State Of The Art Almanac