Aula 04
De nada
Frase Música Meme Pintura Escultura Arquitetura Foto Cinema Video Tecnologia Pessoa Livro Dança Cúlinaria Esporte Comportamento Idiomas Adestramento Sites Apps Propaganda Anime Games Mobile
  Pintura
Festa de Belsazar
Rembrandt

A festa de Belsazar é uma pintura importante de Rembrandt agora na National Gallery de Londres. A pintura é a tentativa de Rembrandt de se estabelecer como pintor de grandes pinturas históricas barrocas. A data da pintura é desconhecida, mas a maioria das fontes fornece uma data entre 1635 e 1638.

Baltasar, rei da Babilônia, deu uma festa usado as riquezas que o seu pai, Nabucodonosor, havia roubado do Templo de Jerusalém, de repente uma mão misteriosa escreve em hebraico, na parede, uma profecia quanto à morte do rei e o desaparecimento do seu reino entre Medes e Persas. Os sábios babilônicos convocados pelo rei não conseguiram compreender e apenas Daniel esteve à altura de interpretar a mensagem divina.

Rembrandt obteve provavelmente a fórmula para a inscrição hebraica por meio do amigo Menasseh ben Israel, um estudioso judeu, de quem pinta o retrato em água-forte em 1636. Essa inscrição diz: Mene, Mene, Tekel, Ufarsin, e é interpretada assim: Mene, “Deus contou os dias do teu reino e o levou ao fim”; Tekel, “Tu foste pesado na balança e estás em falta”; Ufarsin, “Teu reino será entregue aos medas e aos persas”. Baltasar foi assassinado na noite em que a inscrição apareceu, e Dario, o Meda, tomou-lhe o reino.

A intensa força expressiva desenvolve-se em torno do gesto amplo do rei, atingido por uma brilhante luz miraculosa, que desliza sobre o turbante branco e o manto real.

 
           
            
State Of The Art Almanac